Imagem da Semana volta com casos inéditos


Publicado em: ExtensãoNotícias - 13 de fevereiro de 2012

O projeto de Extensão da Faculdade de Medicina da UFMG ‘Imagem da Semana’ retomou nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, suas atividades com casos inéditos. Nos últimos dois meses, o trabalho estava interrompido por conta das férias escolares.

A equipe do projeto também passou por mudanças, com a chegada de cinco novos estudantes: Camila Gomes de Souza Andrade, Daniel Moore Freitas Palhares, Emília Valle Santos, Fernanda de Souza Foureaux e Julio Guerra Domingues. Agora, são 11 alunos, sob coordenação geral da professora Viviane Santuari Parisotto, do departamento de Propedêutica.

Os casos serão publicados até o fim de 2012, sempre às segundas-feiras, podendo ser acessados pelo site www.medicina.ufmg.br/imagemdasemana.

Sobre o projeto Imagem da Semana

O projeto “Imagem da Semana” consiste na divulgação semanal, na internet, de casos clínicos.  Inicialmente o leitor tem acesso apenas a uma imagem (como uma radiografia, por exemplo) e uma breve descrição do caso. Usando essas informações, deve responder a uma pergunta de múltipla escolha sobre o caso, a interpretação da imagem e/ou outro aspecto de maior relevância na prática médica. A resposta é armazenada no banco de dados do site. Em seguida, é possível ter acesso a  um conteúdo mais amplo, como uma revisão sobre a doença abordada e leituras recomendadas.

É possível contribuir com o projeto, enviando casos com imagem por email. As instruções estão disponíveis no site.

Balanço

Ao longo de 2011 e 2010, foram publicados 58 diferentes casos, todos reais, vivenciados por professores, médicos e acadêmicos na sua prática diária. O site recebeu, no ano passado, em média, 5 mil acessos mensais de internautas do Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa.

(Atualizada no dia 14 de fevereiro)

    Contador de visitas: 357 visualizações

    Veja também: