Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Hospital das Clínicas da UFMG promove caminhada pela doação de órgãos


Publicado em: AgendaExternas - 20 de setembro de 2016

O Hospital das Clínicas da UFMG realiza, no sábado, dia 24 de setembro, a  “VI Caminhantes – Caminhada pelos Transplantes”. O evento acontecerá das 9h às 12h, na Praça da Assembleia, e contará com uma série de atividades. Além da tradicional caminhada, que desde 2010 reúne pacientes transplantados e em fila de espera, familiares, funcionários e equipes médica e multidisciplinar do hospital, haverá a prestação de vários serviços gratuitos à comunidade, como medição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre nutrição e esclarecimentos sobre doação de órgãos.

A caminhada é em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro e tem por objetivos mobilizar a população para a causa da doação de órgãos e promover o aumento do número de doadores, mostrando a importância desse ato solidário que, muitas vezes, é a única alternativa para salvar vidas.

Números

Entre setembro de 2015 e setembro de 2016, cerca de 300 pessoas ganharam uma nova chance de viver ao serem transplantadas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O hospital é o maior centro transplantador de órgãos de Minas Gerais, realizando transplantes de fígado, coração, medula óssea, rim e córnea.  Nos últimos 5 anos, o HC-UFMG realizou 23% de todos os transplantes de Minas Gerais, seguido pela Santa Casa de BH (16%) e Hospital Felício Rocho (12%). Só de coração foram mais de 90% e de fígado, 63,2%.

De acordo com dados do MG Transplantes, responsável pela captação e distribuição de órgãos por meio da Central Nacional de Captação de Doação de Órgãos, no estado, até agosto, 3089 pessoas estavam na fila à espera por um órgão.

A programação também inclui a entrega de mudas de plantas doadas pelo Horto Florestal, para simbolizar o “renascimento”, palavra muito utilizada pelos transplantados; soltura de balões, representando a gratidão dos que receberam um órgão; além de apresentações artísticas com o grupo de percussão Árvore da Vida e a banda Asas de Minas da Aeronáutica, além de lazer para as crianças oferecido pelo SESC.

O HC-UFMG é considerado o maior centro transplantador de Minas Gerais. Atualmente, ele realiza transplantes de fígado, coração, medula óssea, rim e córnea. Abaixo, alguns dos dados prévios de transplantes no período de setembro/2015 a setembro/2016:

Fígado: 21

Coração: 21

Medula óssea: 135

Rim: 11

Córnea: 106

    Contador de visitas: 521 visualizações

    Veja também: