Notícias Externas

Horto Medicinal e Fitoterapia em exposição virtual


Publicado em: AgendaExternas - 12 de dezembro de 2014

reinaugurau00E7u00E3o_4 (2)O Corredor de Memória, localizado ao lado do Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), apresenta, a partir de hoje, exposição virtual comemorativa de vinte e cinco anos da criação do Horto Medicinal Frei Veloso, do campus Saúde da UFMG.

As imagens selecionadas expõem um pouco da História da Fitoterapia e desenvolvimento dos Jardins Botânicos no Brasil e no mundo, com enfoque no conhecimento especializado em recursos terapêuticos.

Estão à mostra diferentes temáticas como descrição da vida dos santos (hagiografia), iluminuras, ilustrações científicas, obras de referência e fotografias retratando plantas medicinais, fitoterapia, jardins botânicos, documentos técnicos da OMS e Ministério da Saúde, além da inauguração do Horto em 1989.

Além disso, também são apresentados alguns projetos desenvolvidos pela equipe do Centro de Memória e do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG.

São curadores da exposição o professor José Divino Lopes Filho, da Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG e José Lucas Magalhães Aleixo, da Fundação Ezequiel Dias e membro do Cememor. Colaboraram também os professores da Faculdade de Medicina da UFMG Ajax Pinto Ferreira e Luciano Amedée Peret Filho.

Na pesquisa, contribuiram Ethel Mizrahy Cuperschmid, Carla Cristina Vieira de Oliveira e Maria do Carmo Salazar Martins, do Cememor. Também do setor, participaram Bruna Carvalh, na edição de imagens e Ana Luiza Moreira Silva, na montagem.

Horto Medicinal
Inaugurado em 1989 pelo engenheiro agrônomo Camilo Assis Fonseca Filho, o Horto Medicinal Frei Veloso cultiva mais de setenta espécies de plantas medicinais, muitas delas recomendadas pelo Ministério da Saúde no tratamento de certas doenças, como diabetes e osteoporose. A data e o nome dado ao local fazem menção ao bicentenário da inconfidência mineira, já que Frei Veloso, tio de Tiradentes, foi quem transmitiu ao mártir do movimento conhecimentos sobre o cultivo e o uso das plantas medicinais.

 

    Contador de visitas: 1.120 visualizações

    Veja também: