Homenagem a João Resende é marcada pelo bom humor


Publicado em: Notícias - 21 de setembro de 2007

A Faculdade de Medicina realizou na noite da última quarta-feira, 19, uma cerimônia em homenagem ao centenário do nascimento do professor João Baptista de Resende Alves.

O evento contou com a presença de cerca de 300 convidados e foi marcado pelo bom humor e alegria dos presentes pela oportunidade de conhecer detalhes da vida de um homem cuja devotou a acolher pessoas e a combater o câncer.

O também cirurgião José Carlos Resende Alves, filho do homenageado, falou sobre a trajetória de sucesso de “Joãozinho boa-pinta”, segundo ele apelido do pai nos tempos de faculdade.

O resultado da profunda pesquisa de José Carlos Resende sobre a biografia do pai resultou no livro “A cirurgia e o sonho – uma biografia de João Baptista de Resende Alves”, que foi lançado na mesma noite, durante coquetel oferecido após a cerimônia.

“Há mais de 30 anos, João Resende, junto ao professor Alcino Lázaro, criou o Programa de Pós-Graduação em Cirurgia. Curiosamente, hoje, no mesmo dia do centenário do pai, José Carlos Resende Alves, defendeu sua tese de doutorado”, fez questão de destacar o vice-diretor da Medicina, professor Tarcizo Afonso Nunes. Também cirurgião, Tarcizo se declara fortemente influenciado pelo ilustre professor.

19set-centenario_joao_resende-anderson_4.JPG O professor WaltePereira (foto), chefe do departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina, entregou placa de homenagem a José Carlos Resende.

Leia mais
Medicina comemora centenário de João Resende Alves
– 13 de setembro

A mesa de honra
Francisco José Penna (diretor da Faculdade), Tarcizo Afonso Nunes (vice-diretor), Iracema Mathilde Baccarini (presidente da Associação do Professor Sênior da Faculdade); Ajax Pinto Ferreira (coordenador do Centro de Memória), Luciano Dantês de Paula (coordenador da disciplina de Técnica Cirúrgica do Departamento de Cirurgia) e Walter Antonio Pereira (chefe do Departamento de Cirurgia); os médicos: José Carlos Resende Alves (filho do professor João Resende), Evaldo Alves D’Assumpção (presidente da Academia Mineira de Medicina)

    Contador de visitas: 599 visualizações

    Veja também: