Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Homenagem a Carlos Chagas


Publicado em: Notícias - 20 de agosto de 2009

A Faculdade de Medicina da UFMG comemorou ontem à noite o Centenário de Descoberta da Doença de Chagas com uma solenidade muito especial.

Realizado em um anfiteatro Amilcar Vianna Martins lotado, foram homenageados professores, pesquisadores e médicos que se destacaram por seu trabalho no enfrentamento da doença ao longo dos anos.

Logo na abertura da solenidade, a professora Eliane Dias Gontijo, uma das organizadoras do evento, doutora em Medicina Tropical, fez uma retrospectiva do histórico da descoberta da doença pelo mineiro Carlos Chagas. Ela também fez questão de destacar a participação da Faculdade de Medicina da UFMG no desenvolvimento dos estudos nessa área, especialmente os do professor Amilcar Vianna Martins em Minas Gerais.

Conferências
A comemoração contou também com uma palestra do professor João Carlos Pinto Dias, autor da primeira dissertação da Faculdade de Medicina sobre a doença de Chagas, em 1974. Na ocasião, o professor mostrou o andamento das pesquisas, desde a descoberta até os tempos atuais.

João Carlos Pinto Dias também, declarou-se emocionado e honrado pela homenagem, tanto pelo fato de poder relembrar as contribuições de Carlos Chagas e outros mineiros para a medicina, quanto por também poder reconhecer o trabalho da Universidade, em especial da Faculdade de Medicina, para a erradicação da doença responsável por muitas mortes no país.

Ainda segundo Eliane Gontijo, “este evento torna-se um marco na Faculdade de Medicina, pela homenagem e reconhecimento que faz às diversas contribuições prestadas a Sociedade, com trabalhos de assistência médica, de pesquisa e de extensão, teses, dissertações, informação e formação”, analisa, lembrando-se também dos parceiros institucionais.

Medalhas
Com este raciocínio, durante a solenidade, o diretor da Faculdade, professor Francisco Penna, o pró-reitor de Pesquisa, professor Carlos Alberto Pereira Tavares e a professora Elizabeth Ribeiro da Silva, pró-reitora de Pós-Graduação, fizeram a entrega de 23 medalhas aos profissionais que se destacaram nessa luta (veja algumas fotos abaixo).

Quem também recebeu a medalha de homenagem foi o professor João Amilcar Salgado, do Centro de Memória da Medicina. Ele apresentou o relato de fatos e curiosidades sobre a história da doença e de seu descobridor, vivenciados ou estudados por ele desde 1976.

João Amilcar falou com a autoridade de quem é o responsável pelo isolamento do Trypanosoma cruzi, a partir de testes realizados com a célebre paciente “Berenice”. Desde então, este micróbio vem sendo estudado por diversos outros pesquisadores, com o uso de técnicas mais avançadas.

Palestra educativa

No dia 18 de agosto, um dia antes da solenidade, a professora Eliane Gontijo, com a participação de seu mestre, João Carlos Dias, falou em palestra dirigida a professores sobre a doença de Chagas: meios de transmissão, prevalência atual e de vários outros aspectos que possam contribuir para a educação e consequente prevenção da transmissão da enfermidade.

Veja opinião de alguns participantes (PDF)


Os homenageados

Prof. Alfredo José Afonso Barbosa – representante: filho André Guaselle Afonso
À família do Dr. Amilcar Vianna Martins – esposa Sra. Beatriz Borges Martins
Prof. Antônio Luiz Pinho Ribeiro
Prof. Carlos Alberto Franco Faria
À família da Profa. Conceição Ribeiro da Silva Machado – esposo Prof. Ângelo Machado
Prof. Egler Chiari
Dra. Eliana Furtado Moreira
Profa. Eliane Dias Gontijo
Dr. Fabiano Geraldo Pimenta Júnior
Prof. João Amilcar Salgado
Prof. João Carlos Pinto Dias
Prof. Joaquim Romeu Cançado
Prof. José Renan da Cunha Melo
Prof. José Silvio Resende
Profa. Lucia Maria da Cunha Galvão
Prof.  Manoel Otávio da Costa Rocha CLM
À família do Dr. Moises Chuster – filho André Chuster
Prof. Oto Guimarães Mourão
Prof. Pedro Raso
Prof. Sergio Danilo Junho Pena
Profa. Silvana Maria Eloi Santos
Prof. Washington Luiz Tafuri
À família do Dr. Zigman Brenner – Esposa Adélia Brenner

.
Alguns momentos do evento

Leia mais
Chagas: Palestra atualiza professor de nível médio – 07/08/09
Cem anos da doença de Chagas no História da Medicina
– 05/05/09
UFMG comemora centenário da Doença de Chagas
– 15/04/09
Estudo contribui para o controle da transmissão de Chagas – 20/06/07

Leia também
Minas e os 90 anos da Doença de Chagas
– Prof. João Amilcar Salgado (Cememor)
Carlos Chagas
– Prof. João Amilcar Salgado (Cememor)
Pesquisadores da UFMG participam de evento sobre Doença de Chagas
– 08/07/09 (Cedecom)

Fotos: Alisson Paiva

    Contador de visitas: 359 visualizações

    Veja também: