Notícias Externas

História da Medicina resgata a importância dos escritos de Herbert Daniel


Publicado em: AgendaExternas - 19 de setembro de 2017

Na próxima sexta-feira, 22 de setembro, a disciplina “História da Medicina”, realizada pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina (Cememor), discute, em aula aberta, os impactos no setor de saúde e a relevância atual dos escritos do ativista social e ex-aluno da Faculdade, Herbert Daniel.

A aula será das 11h30 às 12h30, no auditório Dona Carminha, na sala 18, no térreo da Unidade. Para a palestra, foram convidados o professor aposentado do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Itamar Sardinha, e a estudante de História e ex-estagiária do Cememor, Ana Luísa Moreira.

Herbert Daniel
Herbert Eustáquio de Carvalho nasceu em Bom Despacho, na região Centro-Oeste mineira, e estudou Medicina na UFMG, onde também foi vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Após entrar para a luta armada e voltar do auto-exílio, em 1983, o ativista retomou estudos sobre os direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais e trans (LGBT) e, posteriormente, sobre a Aids no Brasil, sendo um dos pioneiros na abordagem crítica do tema do ponto de vista médico e social.

O ativista faleceu aos 45 anos, em 1992, em decorrência de complicações causadas pela Aids. Publicou, entre outros textos, “Passagem para o próximo sonho: um possível romance autocrítico”, “Anotações à Margem do Viver com Aids” e “Jacarés e lobisomens: dois ensaios sobre a homossexualidade”.

História da Medicina
O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, em que são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados.

A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG, mas a participação é aberta para qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.

Confira as próximas datas e temas no site do Cememor.

Mais informações: Cememor – 3409 9106

    Contador de visitas: 328 visualizações

    Veja também: