Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

História da Medicina fala sobre primórdios da medicina no Estado


Publicado em: AgendaExternas - 9 de agosto de 2018

Aula discute o papel dos primeiros médicos a chegarem a Belo Horizonte na implantação da Medicina na assistência médica, no ensino e na política

Na próxima sexta-feira, 10 de agosto, a disciplina História da Medicina, promovida pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), realiza a aula aberta “Primeiros Médicos na Capital Mineira”. A aula acontece das 11h30 às 12h30, na sala s146, no andar subsolo da Faculdade de Medicina da UFMG, em frente ao Laboratório de Anatomia Humana. Não é necessária inscrição prévia.

O convidado a falar do assunto é o professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenador regional da Sociedade Brasileira de Pediatria, Luciano Amedée Péret Filho. Formado na Faculdade de Medicina da UFMG em 1978, é membro Titular da Academia Mineira de Medicina desde 2014 e atual coordenador do Cememor.

O professor explica que a primeira aula do História da Medicina vem apresentar aos novos alunos os fundadores da Faculdade de Medicina e os primórdios da medicina no Estado. Nomes como Cícero Ribeiro Ferreira Rodrigues, um dos fundadores da Faculdade e primeiro diretor da unidade, Salvador José Pinto, Olinto Deodato Meirelles e Benjamin Moss serão apresentados aos estudantes.

“Além de desbravadores, foram responsáveis pela implantação da Medicina na nova capital mineira, com a fundação da Santa Casa de Misericórdia em 1899. E no ensino com a fundação da Faculdade de Medicina, Faculdade de Odontologia e Escola de Farmácia”, contou Luciano.

História da Medicina
O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, em que são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados. A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG, mas a participação é aberta para qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.

 

Mais informações: Cememor – 3409 9106

    Contador de visitas: 64 visualizações

    Veja também: