Notícias Externas

“História da Medicina” debate sobre saber dialogar


Publicado em: AgendaExternas - 9 de novembro de 2017

Na próxima sexta-feira, 10 de novembro, a disciplina “História da Medicina”, realizada pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), apresenta a aula aberta sobre “Dialogia: a ciência do diálogo”. A aula será das 11h30 às 12h30, no auditório Dona Carminha, sala 18, no térreo da Faculdade.

Um das convidadas para falar do assunto é a médica psicoterapeuta Jane Amélia Soares. Segundo ela, vivemos um momento conturbado, em esfera global, com relação ao saber dialogar.

O preconceito é o exemplo utilizado pela psicoterapeuta como coibidor de comunicação “Não se consegue dialogar com uma pessoa preconceituosa. Esse tipo de desrespeito faz com que o número de atendados contra culturas diferentes seja grande”, comenta.

“É preciso reestabelecer a concórdia no mundo, acordar nos princípios fundamentais para a existência humana. Não é sobre concordar sob todos os aspectos, mas alcançar um meio termo“, continua Jane.

História da Medicina

O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, na qual são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados.

A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG, mas a participação é aberta para qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.

Confira as próximas datas e temas no site do Cememor.

    Contador de visitas: 81 visualizações

    Veja também: