Film İzle | karımı gördünüz mü izle
História da medicina apresenta trajetória de Joseph Goldberg – Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

História da medicina apresenta trajetória de Joseph Goldberg


Publicado em: AgendaExternas - 14 de novembro de 2017

Médico epidemiologista Joseph Goldberg. Foto: Reprodução Internet

Na próxima sexta-feira, 17 de novembro, a disciplina “História da Medicina”, realizada pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), apresenta a aula aberta sobre “Joseph Goldberger e a luta contra a pelagra”. A aula será das 11h30 às 12h30, no auditório Dona Carminha, sala 18, no térreo da Faculdade.

O professor da Faculdade de Enfermagem da UFMG, José Divino Lopes Filho, é o convidado a debater o assunto. Ele é doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, além de ter experiência nas áreas de nutrição em Saúde Coletiva, segurança alimentar e nutricional.

A pelagra é uma doença causada por insuficiência nutricional, que tem o aparecimento de dermatite áspera e dores abdominais entre os sintomas. O médico epidemiologista Joseph Goldberg, nascido em 1874 e falecido em 1929, descobriu que a enfermidade era tratável e não transmissível.

A aula irá apresentar os trabalhos do médico norte-americano nas primeiras décadas do século XX, que objetivavam identificar a causa e o tratamento da pelagra. Serão abordados também os antecedentes científicos ao pesquisador, principalmente as terias que explicavam a causa da doença: algumas teorias acreditavam se tratar de uma doença bacteriana e outras defendiam se tratar de uma deficiência alimentar.

Goldberg iniciou sua pesquisa sobre pelagra em 1913 e experimentos em 1915. Por dez anos, estudou inúmeros casos em diversas instituições nos Estados Unidos, comprovando que não era uma doença infecciosa e tratando seus doentes com dieta e complexos de vitamina B.

História da Medicina

O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, em que são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados.

A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG, mas a participação é aberta para qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.

Confira as próximas datas e temas no site do Cememor.

    Contador de visitas: 220 visualizações

    Veja também: