Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

História da Medicina aborda morfologia humana e relação com a natureza


Publicado em: AgendaExternas - 20 de novembro de 2017

Aula aberta discute relação entre a espécie humana e a natureza

Na próxima sexta-feira, 24 de novembro, a disciplina “História da Medicina”, realizada pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), discute, em aula aberta, “A morfologia humana diante e na natureza”. A palestrante convidada é a bióloga e gerente do Museu de Ciências Morfológicas da UFMG, Graciela Frucchi.

O lugar da espécie humana diante e na natureza é abordado em uma exposição de imagens que compõem a aula. Segundo Graciela, a exposição convida o ouvinte a ter um olhar mais atento sobre os modelos de elos existentes entre a natureza animada e inanimada. “As imagens convidam a pessoa para a observação e reflexão na comparação de formas, nos remetendo à importância do olhar mais atento às estruturas naturais, ricas em interações e conexões, mas nem sempre percebidos com clareza em nosso dia a dia agitado”, explica.

Graciela aponta que a palestra permitirá uma consciência do pertencimento à natureza e como esta favorece a ecologia e preservação da vida. “A História da Medicina nos revela quanto sofrimento humano se deu por um desequilíbrio entre a natureza e o ser humano. A palestra vem ser mais um passo na estrada que tenta religar o homem ao senso de pertencimento à natureza-mãe”, afirma.

A aula será das 11h30 às 12h30, no auditório Dona Carminha, na sala 18, no térreo da Faculdade de Medicina da UFMG.

História da Medicina

O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, em que são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados.

A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG, mas a participação é aberta para qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.

Confira as próximas datas e temas no site do Cememor.

    Contador de visitas: 150 visualizações

    Veja também: