Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


No próximo dia 17, sexta-feira, às 10h, o Hospital das Clínicas da UFMG dará mais um passo importante em sua história. Será reinaugurado o Laboratório de Reprodução Humana “Professor Aroldo Fernando Camargos”, unidade que já se tornou referência nacional e internacional na área. Depois de uma reforma completa na infraestrutura realizada com recursos do Ministério da Saúde, aquisição de novos equipamentos e reestruturação do espaço físico, o Laboratório irá iniciar uma nova fase em suas atividades, com a expectativa de ampliar o número de atendimentos e pesquisas. O evento simboliza a realização de um sonho compartilhado da Instituição e do Professor Aroldo Fernando Camargos, que dá seu nome à unidade. Durante o evento serão realizadas homenagens a importantes personagens que contribuíram de alguma forma, para a criação, instalação e estruturação do Laboratório.

Fundado em 1988, O Laboratório de Reprodução Humana – LRH-HC/UFMG é o único centro público de reprodução humana em Minas Gerais e um dos quatros centros públicos que fazem esse tipo de atendimento em todo país.  Além de oferecer tratamento gratuito para casais inférteis, o LRH-HC/UFMG possui um centro de produção e pesquisa científica de altíssimo nível. O programa de residência (R3) em Reprodução Humana formou 23 residentes, que atuam com competência no Brasil e no exterior. Hoje, o HC/UFMG, através do Laboratório, possui massa crítica de investigadores e produção científica, que pode ser vista na plataforma Lattes do CNPq. Os trabalhos científicos realizados no Laboratório resultaram em publicações nacionais e internacionais, além de vários prêmios. O LRH-HC/UFMG recebeu a acreditação da rede Latino-americana de Reprodução Assistida (REDLARA) e possui hoje um grupo de trabalho altamente capacitado e uma estrutura que possibilita oferecer todas as técnicas laboratoriais de fertilização in vitro para casais da rede pública e privada de saúde, além de dar aos alunos de pós-graduação do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG, treinamento e base para que eles ali desenvolvam os seus projetos.

O Laboratório de Reprodução Humana “Professor Aroldo Fernando Camargos do Hospital das Clinicas da UFMG” está localizado no 9º andar, ala norte, no prédio principal do HC/UFMG

(Com Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG)

 

    Contador de visitas: 560 visualizações

    Veja também: