Até julho, 3089 pessoas estavam na fila de espera do MG Transplantes.

campanha faceDoar órgãos é um ato de solidariedade que oferece ao próximo a esperança para recomeçar. Muitas pessoas dependem do transplante para continuarem vivas ou para melhorar sua qualidade de vida quando todos os métodos terapêuticos falham. Mesmo assim, o número de doadores de órgãos ainda é pequeno. Só no primeiro semestre de 2016, as doações foram negadas em 51% das 138 entrevistas realizadas com familiares de potenciais doadores mineiros. Até julho, 3089 pessoas estavam na fila de espera do MG Transplantes.

Para alavancar esse número é preciso conscientizar a população sobre a importância de doar órgãos e também de conversar com os familiares sobre o desejo de ajudar a salvar vidas. E é pensando nisso que o Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lançou nessa quinta-feira (1º), no mês da doação de órgãos, uma campanha no Facebook para incentivar o debate sobre o assunto. Além de ajudar as pessoas a externar esse anseio de dar ao próximo mais uma chance e mostrar a necessidade de se avisar aos familiares sobre o desejo de ser um doador de órgãos.

É muito simples participar e apoiar essa causa. Basta acessar este link e seguir o passo a passo. Ao finalizar, a foto de perfil do Facebook será atualizada automaticamente.

A campanha é alusiva à sexta edição da “Caminhantes – Caminhada pelos Transplantes”, que será realizada pelo HC-UFMG no próximo dia 24, das 9h as 12h, na Praça da Assembleia. O evento, em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, contará com uma caminhada que reunirá pacientes transplantados e em fila de espera, familiares, funcionários e equipes médica e multiprofissional do hospital, além da prestação de vários serviços à comunidade.

Também neste mês da doação de órgãos, a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital das Clínicas da UFMG realizará, nos dias 20 e 27, atividades de sensibilização e debates com profissionais e público em geral. Haverá distribuição de panfletos sobre doação e mesas-redondas com especialistas da área.

Com Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG

    Contador de visitas: 500 visualizações

    Veja também: