Film İzle | karımı gördünüz mü izle
HC reinaugura Pronto-Socorro – Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


HC reinaugura Pronto-Socorro


Publicado em: Notícias - 29 de Janeiro de 2014

Em solenidade na próxima segunda-feira, 3, às 10h30, o Hospital das Clínicas reinaugura seu Pronto-Socorro (PS). A entrega da terceira etapa de reforma do setor encerra as obras de adaptações da estrutura física realizadas ao longo dos últimos cinco anos.

As mudanças incluíram aquisições de novos equipamentos e tiveram por objetivo garantir mais conforto e segurança a pacientes e profissionais, bem como adaptar o Hospital às exigências de órgãos reguladores como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Vigilância Sanitária Municipal.

A última etapa foi realizada na ala norte, onde funcionará a Unidade de Decisão Clínica, antes denominada Observação Adulto Masculina e Feminina. O serviço ganhou um leito a mais para cada gênero, totalizando 22, um leito isolado e uma sala para procedimentos cirúrgicos.

Etapas
Em 2012 o HC/UFMG inaugurou a segunda etapa da obra, ampliando de nove para 12 os leitos da Sala de Emergência e quase duplicando a capacidade de atendimento da Observação Pediátrica (de oito para 15 leitos). A primeira etapa da reforma contemplou a ala sul do PS, quando foram trocados pisos, instalações hidrossanitárias, redes elétrica e telefônica, além do condicionamento de ar dos consultórios. No espaço funcionam a nova recepção, consultórios, salas de medicação e de classificação de risco.

Com custo aproximado de R$ 4 milhões, a obra foi financiada pelo Ministério da Saúde, através do Fundo Nacional de Saúde, e pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, através do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais SUS-Prohosp, além de recursos do próprio Hospital.

Credenciamento 
As mudanças que agora se concluem foram fundamentais para que HC/UFMG obtivesse, em 2013, o credenciamento dos leitos da sala de emergência como leitos de terapia intensiva. Além dos investimentos na área física e da aquisição de novos equipamentos, para viabilizar o credenciamento foi necessário contratar novos profissionais, por meio de concurso – médicos com título de especialista em terapia intensiva e formação sólida em clínica médica e outras subespecialidades – para atuarem na UTI do Pronto-Socorro.

No início deste ano, o PS do HC/UFMG recebeu dois cardioversores, utilizados em casos de parada cardiorrespiratória; ventiladores pulmonares, para tratar insuficiência respiratória; monitores multiparamétricos, para a monitorização dos batimentos cardíacos e outros sinais vitais; gerador de marca-passo e outros equipamentos, que objetivam assistência mais segura e de qualidade a pacientes graves, reduzindo complicações e índice de mortalidade.

(Com Centro de Comunicação e Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG)

    Contador de visitas: 476 visualizações

    Veja também: