Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Ginecologia oferece doze vagas sobre ciclo estral


Publicado em: Notícias - 17 de junho de 2008

A área de concentração em Ginecologia e Obstetrícia do Programa de Pós-Graduação em Medicina abre doze vagas, gratuitas, para a aula “Determinação do ciclo estral em ratas por lavado vaginal”.

Ministrada pelo ex-aluno do programa, Márcio Vilela, a aula acontece nesta quinta-feira, dia 19, às 8 horas, na sala 213. Não será feita inscrição prévia, sendo admitidos os primeiros, por ordem de chegada.

Segundo Vilela, principalmente em pesquisa básica a exata determinação do ciclo estral em modelos animais é muito importante. “Os resultados também podem ser usados em prática clínica, como também para testar medicamentos ou procedimentos cirúrgicos”, afirma, observando que seu estudo foi o único do Brasil a ser apresentado oralmente no congresso europeu de contracepção, realizado em maio, em Praga.

Outro trabalho do mesmo autor apresentado no mesmo congresso, na forma de pôster, foi “Vasectomia sem bisturi como procedimento ambulatorial – estudo retrospectivo”, orientado pelo professor João Lúcio Santos Jr, com participação do professor João Gilberto de Castro e Silva e de profissionais de Israel. Segundo o ginecologista a técnica é simples, segura e mais fácil de ser realizada, com menores custos e riscos.

Redação: Marcus Vinicius dos Santos – Jornalismo

    Contador de visitas: 227 visualizações

    Veja também: