Postagem do material

As primeiras remessas contendo os insumos necessários para a execução do Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita, da Secretaria de Estado de Minas Gerais, já começaram a ser enviadas para o interior do estado, via Correios. O cadastramento iniciou-se em 28 de dezembro e já totaliza 440 municípios.

A primeira cidade a solicitar o material, e também a recebê-lo, foi Gameleiras, localizada em área rural, ao norte de Minas Gerais. De acordo com secretário municipal de saúde, Cleyton Eugenio Teixeira de Oliveira, Gameleiras sofre com a defasagem para a realização de exames. “Muitas vezes, é necessário deslocar os pacientes para outra cidade a um custo alto. Esta ajuda para equipar as unidades básicas é de extrema importância para garantirmos a prestação adequada do serviço à nossa população”, comemora.

O Programa, que permite diagnosticar a toxoplasmose ainda na gestação, é uma iniciativa com impactos importantes no tratamento da doença a partir do diagnóstico precoce. “Desta forma, objetiva-se um efetivo controle sobre a toxoplasmose congênita, evitando suas graves consequências visuais e neurológicas, especialmente para o feto”, observa o diretor geral do Nupad, José Nelio Januário.

Cadastramento
O processo de cadastramento de municípios está em curso e pode ser feito por meio da página eletrônica do Núcleo.  Após a conclusão do cadastro, o município é incluído no Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita e recebe os materiais necessários à coleta, que contém as instruções para as unidades que passarão a colher o sangue das gestantes em papel-filtro.

Material
O kit enviado pelo Nupad aos municípios contém a cartilha para a gestante;  cartilha fluxograma para o profissional de saúde; cartazes de divulação em formato A2 e A3; bloco de 30 folhas para lembrete; envelope carta resposta; envelope para acondicionamento do teste em papel filtro; cartela de papel filtro contendo os testes, lanceta cor rosa da marca BD; conjunto de etiquetas, sendo duas com código de barra (envelope/ papel filtro) e uma sem código de barra (cartão da gestante); etiqueta do Programa “Mães de Minas”; display para secagem do papel filtro após a coleta de sangue; e DVD – “Material técnico científico desenvolvido para a fase de implementação do Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita”.

Mais informações:
Call Center Nupad 0800-7226500 (usar telefone fixo em horário comercial)
e-mail: sct@nupad.medicina.com.br .

    Contador de visitas: 451 visualizações

    Veja também: