Fugindo do óbvio na hora do exercício

Publicado em: ExternasRádio - 3 de Abril de 2015

Em homenagem ao Dia Mundial da Atividade Física (06/04), programa de rádio reapresenta série dedicada a atividades que trabalham aspectos físicos e mentais, mas que, em geral, são menos procuradas, casos da hidroginástica e ioga

saudecomcienciaNós, seres humanos, não fomos feitos para ficar parados – a atividade física é fundamental e, mais do que isso, uma necessidade. Isso significa que não é possível que uma pessoa sedentária apresente uma saúde plena. “Nossa espécie precisa de exercício físico. Quando nós ficamos sedentários, ficamos doentes. O ideal é que todo mundo realize algum tipo de atividade, inclusive as pessoas mais velhas”, garante o professor titular da Escola de Educação Física da UFMG, Luiz Oswaldo Rodrigues, que também é profissional voluntário do Hospital das Clínicas da UFMG.

Por motivos diversos, existem situações em que o indivíduo não consegue realizar exercícios no solo, por exemplo, mas tem como opção práticas mais leves, caso da hidroginástica. “Pessoas que têm artrose, doenças articulares e que devem evitar exercícios no solo, podem encontrar dentro das piscinas um ambiente em que existe esforço físico, mas que não vai fazê-las sentir dor”, explica Luiz Oswaldo Rodrigues.

Ioga é um dos destaques da série “Fuja do óbvio! Conheça outros tipos de atividade”, reprisada nesta semana. Foto: Reprodução / Internet

E a hidroginástica é apenas uma das alternativas para quem busca algo diferente de atividades como o futebol e a musculação. Segundo o professor de ioga Ricardo Gaya, graduado em Filosofia pela UFMG, a prática surgida no Oriente, comumente associada à meditação, também trabalha questões físicas. “A ioga vai desenvolver uma consciência corporal aguçada. Através das posturas, a pessoa vai sentir regiões do corpo que talvez ela ainda não tenha percebido. Também vai trabalhar força e flexibilidade, o alongamento do corpo”.

Ricardo Gaya ainda afirma que os benefícios da prática podem ser levados para o dia-a-dia do indivíduo. “A ioga vai sendo refletida nas ações rotineiras. A mente pode estar acelerada e a pessoa pode estar em paz com ela mesma. Então ela vai sentir bem-estar na hora de dormir, vai conseguir relaxar melhor. Essa consciência interna e externa tende a ser desenvolvida”, resume.

Tema da semana

Tipos de luta e dança e ginástica artística também são destaques deste Saúde com Ciência. Confira a programação:

Benefícios da dança – segunda-feira (06/04/2015)

Ginástica artística – terça-feira (07/04/2015)

Hidroginástica – quarta-feira (08/04/2015)

Ioga para trabalhar corpo e mente – quinta-feira (09/04/2015)

Lutas: cooperação x competição – sexta-feira (10/04/2015)

Sobre o programa de rádio

Saúde com Ciência é produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. De segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h, ouça o programa na rádio UFMG Educativa, 104,5 FM.

Ele também é veiculado em outras 97 emissoras de rádio, que envolvem as macrorregiões de Minas Gerais e os seguintes estados: Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e Massachusetts, nos Estados Unidos.