Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Frio exige cuidados especiais com a pele


Publicado em: Notícias - 22 de junho de 2011

Divulgação

Basta a temperatura cair para que a pele, maior órgão do corpo humano, precise de cuidados especiais. Baixa umidade, vento e mudanças de hábitos exigem atenção redobrada com a hidratação.

O dermatologista Claudemir Aguilar, professor do Departamento de Clínica Médica, explica que, durante o inverno, a baixa umidade relativa do ar provoca evaporação de água das camadas mais superficiais da pele, o que provoca ressecamento. As regiões mais expostas, como membros e extremidades, são também as mais afetadas. “Para manter a pele saudável, é aconselhável a aplicação de hidratante logo após o banho, para ajudar a reter nas camadas superficiais o conteúdo hídrico absorvido na imersão. O uso adequado de roupas e agasalhos também é importante”, recomenda o especialista.

Lábios

A boca é uma região sensível às temperaturas baixas e, quando ressecada, pode apresentar rachaduras e até sangramento. O médico afirma que existem bons produtos no mercado com função hidratante e que os questionados protetores labiais à base de manteiga de cacau realmente são eficazes. “Funciona, mas se houver alergia, deve ser imediatamente suspenso”, orienta.

Banho

Durante o frio, é comum que os banhos sejam demorados e muito quentes. Segundo o dermatologista, o uso de sabonetes muito abrasivos é outro fator que aumenta o ressecamento da pele. O uso de buchas, por sua vez, prejudica o manto lipídico da pele, importante protetor natural contra a perda de água.

 

    Contador de visitas: 287 visualizações

    Veja também: