O diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Francisco José Penna, ganhou um quadro na galeria de retratos dos diretores da Unidade, como já é tradição ao final de cada gestão. O descerramento do quadro foi realizado na manhã desta quarta-feira, 9 de abril, na sala da Diretoria. O mandato de Francisco Penna encerra-se na próxima sexta-feira, dia 11, após duas gestões consecutivas (2006-2010 e 2010-2014).

O vice-diretor, Tarcizo Nunes (à esquerda), e o diretor Francisco Penna no momento do descerramento do quadro. Fotos: Bruna Carvalho

O vice-diretor, Tarcizo Nunes (à esquerda), e o diretor Francisco Penna no momento do descerramento do quadro. Fotos: Bruna Carvalho

Antes do descerramento, o vice-diretor da Faculdade, Tarcizo Nunes, destacou os grandes nomes retratados na galeria. “Aqui nesta sala tem o Cícero Ferreira, o Borges da Costa e uma série de professores que passaram pela Faculdade nesses 103 anos. Eu acredito que cada um desses diretores fez algo importante para esta escola. Mas sem dúvida nenhuma, neste momento, certamente, esta galeria de fotos ficará ainda mais engrandecida, porque o Francisco fez uma administração de altíssimo nível”, afirmou.

Em seu discurso, Francisco Penna lembrou diversas realizações da sua gestão, como a criação do curso de Tecnologia em Radiologia, do mestrado acadêmico da Fonoaudiologia e do mestrado profissional de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência. Ele destacou ainda a criação do Centro de Educação em Saúde, a realização dos congressos nacionais de Saúde, a adequação da estrutura física da Unidade, a criação da Assessoria de Relações Institucionais e a ampliação da Assessoria de Comunicação Social.

Emocionado, Francisco Penna agradeceu quem esteve ao seu lado durante esses oito anos de gestão. “Realço, em primeiro plano, o apoio determinado, decisivo e incondicional que sempre recebi do Professor Tarcizo Afonso Nunes, que compartilhou comigo as atividades de direção da Faculdade nesses anos. Estendo o agradecimento aos colegas que ocuparam cargos de chefia de departamentos e coordenação de cursos, bem como ao pessoal de secretaria, sob a coordenação da Sra. Arlete Bozzi, com quem convivi mais de perto. Agradeço também a toda a comunidade da Faculdade que, direta ou indiretamente, propiciou o estímulo necessário para seguir adiante e enfrentar a naturais dificuldades do percurso. Finalmente, não devo me esquecer de mencionar a minha família, que deu a retaguarda necessária para que eu pudesse ter a tranquilidade adequada ao exercício de minhas funções”, discursou.

Familiares do Prof. Francisco Penna acompanham entrega de álbum de fotografias ao diretor.

Familiares do Prof. Francisco Penna acompanham entrega de álbum de fotografias ao diretor.

O professor Francisco Penna recebeu também um álbum com fotografias de diversos momentos enquanto ocupou a direção da Faculdade. Estiveram presentes familiares do diretor, professores e funcionários da Faculdade de Medicina.

 

Homenagem no Cetes

Também foi realizada nesta manhã uma homenagem ao diretor concedida pelo Centro de Educação e Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina (Cetes).

Professores e funcionários da Faculdade de Medicina, além de familiares do professor, prestigiaram a homenagem.

Professores e funcionários da Faculdade de Medicina, além de familiares do professor, prestigiaram a homenagem.

Primeiramente, o diretor do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), José Nelio Januário, destacou a agilidade de Francisco Penna para inserir a Faculdade de Medicina dentro da comunidade e, em seguida, fez um agradecimento. “Muito obrigado Chico, por tudo que tem feito pela nossa Faculdade e tudo que tem feito por nós enquanto pessoas. Espero que continue compartilhando com a gente a sua sabedoria”.

O professor emérito da UFMG, Ennio Leão, também fez uma homenagem ao diretor. Ele relembrou a posse de Francisco Penna em 2006. “Há oito anos estava eu fazendo a saudação aos novos diretores e hoje estou, em nome de todos, trazendo os agradecimentos ao diretor que sai pela sua magnífica gestão. Ao terminar a minha fala, naquela ocasião, pedi a Deus que acompanhasse a administração dos diretores. Não sabia então do meu prestígio ao ser superior que guiou com toda a sabedoria os passos dos eleitos.”

O coordenador do Cetes, Cláudio de Souza (à direita), entrega placa de homenagem ao Prof. Francisco Penna

O coordenador do Cetes, Cláudio de Souza (à direita), entrega placa de homenagem ao Prof. Francisco Penna

Logo em seguida, o coordenador do Cetes, Cláudio Souza, entregou uma placa de reconhecimento ao professor Francisco. “Agradecemos V.Sa. a marcante contribuição no cotidiano da vida acadêmica e administrativa de nossa unidade. Professores, colegas e amigos da Faculdade de Medicina da UFMG”.

Mesa de honra

Componentes da mesa de honra

Compuseram a mesa de honra (da esquerda para a direita): o vice-coordenador do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon), Edison José Corrêa; o vice-diretor, Tarcizo Nunes; o diretor, Francisco Penna;  o professor emérito da UFMG, Ennio Leão; o coordenador do Cetes, Cláudio Souza; e o diretor do Nupad, Jose Nelio Januário.

 

    Contador de visitas: 456 visualizações

    Veja também: