Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Fórum promove debate sobre promoção da saúde e prevenção da violência


Publicado em: AgendaExternas - 16 de novembro de 2017

O evento também terá uma homenagem ao professor Antônio Leite Alves Radicchi

O “2º Fórum de Atenção, educação e promoção de saúde” será realizado amanhã, 17 de novembro, das 13h às 17h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. Gratuito e sem necessidade de inscrição prévia, o Fórum visa promover debates sobre o desenvolvimento de projetos de intervenção, pesquisa e ensino realizados pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) e pelo Programa de Pós-Graduação de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG.

A coordenadora do evento e professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade, Elza Machado de Melo, convida a comunidade acadêmica a participar do Fórum, especialmente do momento de abertura, em que haverá uma homenagem ao professor do Departamento, Antônio Leite Alves Radicchi, assassinado no dia 13 de novembro. “Será uma cerimônia simples. Mantivemos este seminário justamente porque ele faz parte. O Fórum é parte do trabalho do Antônio, bem como faz parte do seu sonho de lutar contra a violência e é isso que vamos fazer: continuar essa luta”, conta Elza.

A professora enfatiza que a promoção da saúde é uma estratégia para prevenir a violência, uma causa da qual o professor Antônio Leite fazia parte. “Agora, mais do que nunca, é necessário manter o trabalho de lutar contra a violência”, continua Elza.

Na oportunidade, participarão o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Tarcizo Nunes; a esposa do Radicchi, Maria Inês Barreiros Sena, professora da Faculdade de Odontologia da UFMG; Denise Oliveira e Cláudia Mayorga, pró-reitoras de Pós-Graduação e Adjunta de Extensão da UFMG, respectivamente; Thereza de Lamare do Ministério da Saúde; além outros representantes, como da Secretaria de Políticas Sociais e da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Programação

De acordo com a coordenadora do Fórum, a ação é importante para divulgar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na Faculdade e para compartilhar experiências. “O evento é uma oportunidade de promover um intercâmbio de conhecimentos, ampliar parcerias, avaliar saberes e práticas e, consequentemente, promover avanços”, afirma.

Os trabalhos promovidos pelo Programa de Pós-Graduação de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência e do Programa Para Elas serão expostos das 8h às 13h, na sala 18, térreo da Faculdade.

A ação é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência, pelo Projeto Para Elas em parceria com o Nescon.

Mais informações no e-mail nucleo.ufmg@gmail.com

Antônio Leite Alves Radicchi

Graduado em Medicina pela UFMG e doutor em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (USP), Radicchi era docente da UFMG desde 1980. Ele foi chefe do Departamento de Medicina Preventiva e Social por dois mandatos, membro da Congregação da Faculdade e coordenador do Centro de Extensão e do Internato em Saúde Coletiva, conhecido como Internato Rural. Era membro do Conselho Diretor do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon).

Desenvolveu pesquisas na área de saúde coletiva, atuando principalmente nos temas política de saúde, educação ambiental, educação médica, programa de saúde da família e saneamento básico.

    Contador de visitas: 1.449 visualizações

    Veja também: