Notícias Externas

Fórum debate o enfrentamento das hepatites virais


Publicado em: ExternasNotícias - 30 de setembro de 2016

IMG_1408

Foto: Carol Morena

Foi realizado, no dia 29 de setembro, o Fórum de Hepatites Virais de Minas Gerais: do diagnóstico ao tratamento na Faculdade de Medicina da UFMG. Na ocasião, profissionais de diversas especialidades da área da Saúde se reuniram com o objetivo de esclarecer e orientar sobre o enfrentamento da doença.

O coordenador do Ambulatório de Hepatites Virais do Hospital das Clínicas da UFMG, Geraldo Scarabelli Pereira, deu início às palestras apresentando dados da situação atual dos casos de hepatites virais no país. Segundo ele, a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que, no mundo, uma a cada 12 pessoas é acometida pelas hepatites virais. No Brasil, há ainda um levantamento de que apenas 25% dessas ocorrências são diagnosticadas.

IMG_1364

Foto: Carol Morena

A professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade, Rosangela Teixeira, deu segmento ao encontro, apresentando as ferramentas utilizadas para notificação e investigação de hepatites virais no país. Ela defendeu que, para o enfrentamento eficaz da doença, é preciso investir em medidas que estimulem o tratamento de qualidade, a prevenção e o tratamento de complicações decorrentes das hepatites, bem como a prevenção de novas infecções. “Para que esse quadro se modifique, é preciso haver um trabalho integrado entre a atenção primária, a assistência farmacêutica, a vigilância em saúde, e as instituições de pesquisa em saúde”, afirmou.

Em seguida, também foram debatidos o fluxo de acesso aos medicamentos para tratamento da hepatite C no Sistema Único de Saúde, o encaminhamento de pacientes e as interações medicamentosas no tratamento das hepatites virais. Rosangela Teixeira contou, ainda, que o objetivo é que se crie um núcleo de referência em Minas Gerais, para a troca de informações e experiências no tratamento das hepatites, a partir das discussões iniciadas no Fórum.

    Contador de visitas: 572 visualizações

    Veja também: