Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Fígado e transplante são temas de seminário no ICB


Publicado em: AgendaExternas - 18 de setembro de 2017

No dia Nacional do Doador de Órgãos, 27 de setembro, das 13h30 às 18h30, no auditório 1A do Centro de Atividades Didáticas Ciências Naturais (CAD 1), no campus Pampulha, o Espaço Porta realiza seminário aberto à população para difundir informações sobre o fígado.

Será lançada a cartilha “Sou o fígado: você me conhece?”, produzida pela equipe do Espaço Porta, com apoio da Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB).

O seminário encerra um ciclo de atividades voltadas para a discussão e difusão do conhecimento sobre o funcionamento do fígado, chamando a atenção para as formas de prevenção de doenças, mas também alertando para as causas do transplante hepático, suas consequências e o cuidado com o transplantado. Além disso, o evento pretende contribuir para a conscientização da importância de doação de órgãos.

O encontro terá a participação de diversos profissionais, que atuam na área básica, clínica, cirúrgica, nutrologia e transplantes, que prometem trazer a informação, com qualidade científica e em linguagem acessível a públicos diversos.

Segundo a professora Daniele Souza, da equipe organizadora do evento, o Espaço Porta pretende democratizar a informação, apostando que o conhecimento é a grande arma, seja para evitar o transplante, e, até mesmo, para prevenir alguma doença do fígado. “A população bem informada tem mais condições de analisar de forma crítica a conduta de seu médico e interagir melhor nesse processo”, avalia.

Daniele Souza diz que o preconceito é uma das principais causas dos problemas de fígado, uma vez que grande parte das pessoas associa doenças deste órgão ao alcoolismo. Entretanto, Daniele Souza explica que “o alcoolismo é apenas uma das causas. A hepatite, por exemplo, pode ser igualmente perigosa”. A prevenção das doenças hepáticas passa por hábitos de vida saudável, como praticar atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar automedicação e diminuir a ingestão de álcool.

Espaço Porta
O Espaço Porta é um projeto de extensão, proposto pela professora Denise Carmona. O projeto faz parte das atividades do Programa de Monitoria da Graduação, da Congregação do ICB, que é coordenado pela professora Audrey Salgado, com o objetivo de viabilizar a articulação de ações de ensino, pesquisa e extensão.

Dentre as ações, está a divulgação sobre o tema no programa de rádio Saúde com Ciência, com abordagem mais didática e com entrevistas de especialistas da área.

Mais informações: 3409 3011.

Leia também: Transplante de fígado: especialista fala sobre avanços importantes

Redação: com Cedecom/UFMG e Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB

    Contador de visitas: 129 visualizações

    Veja também: