Terminam dia 15 de julho as inscrições para as atividades do 45º Festival de Inverno da UFMG, que será realizado de 21 a 28 de julho, em Diamantina, com o tema “O Bem Comum”. As inscrições podem ser efetuadas pelo blog do evento, onde também está disponível a programação completa do Festival.

De acordo com os organizadores , o Festival de Inverno da UFMG, ao se orientar pela noção de bem comum, reivindica uma nova partilha dos lugares dos sujeitos na comunidade e questiona a divisão entre os que trabalham e os que fazem arte, entre os que estudam e gerenciam a cultura e aqueles que a inventam cotidianamente.

Ao ampliar o acesso da população aos espetáculos e às diversas atividades promovidas, o Festival busca práticas de hospitalidade que permitam a interação entre os convidados – mestres das culturas afro-brasileiras e indígenas, artistas de vários domínios e pesquisadores, participantes inscritos nas várias atividades – e as múltiplas experiências que a cidade abriga, situadas em uma escola ou associação de bairro, um terreiro de candomblé, um campo de futebol, às margens de um rio, uma rua povoada de crianças, uma cooperativa de mulheres cozinheiras, um grupo de dança, de música ou de teatro.

Atrações

Este ano o Festival de Inverno da UFMG se organiza em torno de três tipos de atividades: apresentações artísticas, coletivos e itinerâncias. As apresentações artísticas, todas gratuitas, acontecerão em diferentes espaços da cidade, a partir do início da noite. Entre as atrações estão apresentação da Orquestra Jovem de Diamantina, apresentação de dança afro e ballet, festa no terreiro Mamãe Oxum, apresentação teatral e Noite Hip Hop, com duelo de MC’s.

Os quatro coletivos que integram o 45º Festival de Inverno da UFMG são Margens e Arredores da Cidade, Cantares Afro-Brasileiros, Cineastas Indígenas e Imagens do Bem Comum: Territórios e Retratos.

As itinerâncias são constituídas por um conjunto de ações e intervenções temáticas anunciadas pela presença do Caminhão Itinerante, que levarão o Festival, a cada dia, a um ponto diferente da cidade. As atividades incluem banquetes e cafés, cantos, festas, danças, performances, filmes comentados e rodas de conversas. O Caminhão Itinerante se deslocará acompanhado dos atores e participantes do grupo Errância do Boi da Manta.

Para garantir a participação efetiva dos moradores da cidade e dos inscritos nas diversas atividades, será mantido o sistema de transporte público e gratuito criado na edição passada, o Tarifa Zero.

Outras informações podem ser obtidas pelo Facebook e pelo Twitter do 45º Festival de Inverno.

(Centro de Comunicação da UFMG)

 

 

    Contador de visitas: 639 visualizações

    Veja também: