Faculdade recepciona alunos de Tecnologia em Radiologia

Publicado em: ExternasNotícias - 8 de agosto de 2018

Diretor e representantes do curso e de setores recepcionaram novos alunos. Foto: Raíssa César

Os calouros do curso superior de Tecnologia em Radiologia foram recepcionados ontem, 7 de agosto, na Faculdade de Medicina da UFMG. O diretor da Unidade, professor Humberto José Alves, destacou a existência do curso como o mais novo da Faculdade, criado em 2010. “Participei do processo de formação do curso desde o início, como professor de Anatomia”, afirmou. “A Faculdade de Medicina é casa de três cursos, o de Medicina, que foi criado em 1911, o de Fonoaudiologia, originado em 2000, e agora o curso de Tecnologia em Radiologia, iniciado em 2010. Esse é o curso caçula da Faculdade, e temos um carinho especial por vocês”, completou.

O diretor também lembrou aos alunos a importância da formação não apenas como profissional, mas também como indivíduo. “A gente faz nosso melhor para ajudar vocês no processo de formação, que não é só técnico, mas é um processo enquanto pessoa e cidadão. Esse processo também é fundamental para que vocês sejam bons profissionais e representem bem a nossa Faculdade ao longo da vida”, concluiu.

O chefe do Departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina da UFMG, professor Paulo Márcio Campos de Oliveira, parabenizou os calouros pela conquista e salientou que, na última avaliação do MEC, em 2013, o curso foi conceituado com nota máxima. “É um dos melhores cursos de Tecnologia em Radiologia do país, com professores extremamente capacitados”, esclareceu. “Estamos de portas abertas para o diálogo, se precisarem de algo estamos à disposição para ajudá-los a tornar este percurso mais simples”, garantiu.

Os novos alunos Matsya e Arthur. Foto: Raíssa César

A caloura Matsya Souza Pinto, de 20 anos, afirmou ter o curso entre sua lista de escolhas pessoais, junto a outros cursos como Arquitetura e Relações Internacionais. “Escolhi a UFMG porque ela é uma ótima universidade, todos falam muito bem”, comentou. Arthur de Melo Barbosa, de 22 anos, também disse que o curso estava na sua lista pessoal, e admitiu estar cheio de expectativas. “É um curso novo, e o mercado de trabalho demanda o profissional que saiba operar os recursos dos hospitais”, explicou. “É uma área que tende a crescer bastante, e eu quero estar aqui para descobrir isso”, acrescentou.

Os novos estudantes do curso também foram recebidos pela representante da Escuta Acadêmica, Patrícia Carla Oliveira, que deu orientações sobre os acolhimentos e os processos acadêmicos ao longo do curso.

Também compuseram a mesa a coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, professora Luciana Batista Nogueira, e o superintendente administrativo da Faculdade, Maurílio da Silva Elias. Os calouros também receberam orientações do coordenador do Centro de Comunicação Social, Gilberto Boaventura, do bibliotecário Gesner Francisco Xavier Junior, que discorreu sobre o funcionamento e o cadastro na Biblioteca Baeta Viana, do Campus Saúde, pela coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina (Napem), Maria Mônica Ribeiro, que apresentou o Núcleo e seus objetivos e pelos representantes do Diretório Acadêmico Marie Curie (DAMC).