Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Faculdade recebe 151ª turma do curso de Medicina


Publicado em: ExternasNotícias - 1 de março de 2016

thumb_IMG_6261_1024

Foto: Carol Morena.

A Faculdade de Medicina da UFMG recebeu nesta terça-feira, 1º de março, os novos alunos da 151ª turma do curso de Medicina. O recém-chegado Douglas Henrique Pereira, de 20 anos, que estudava engenharia, destacou que a recepção está sendo importante para a sua adaptação no novo curso. “Não imaginava que teria uma recepção tão boa, estou gostando bastante. As minhas expectativas para a Medicina são as melhores possíveis e entrar na UFMG sempre foi um sonho”, acrescentou.

A recepção dos calouros é organizada pelo Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e tem o objetivo de orientar e tranquilizar o estudante que inicia a graduação. O coordenador geral do DAAB, Marcos Vinícius Cardoso, deu as boas-vindas e falou do papel dos alunos. “Aqui vocês têm que assumir um papel de proatividade e de agentes transformadores, porque são os alunos que ajudam a construir essa Faculdade”, afirmou.

O diretor da Instituição, Tarcizo Afonso Nunes, parabenizou os calouros pelo ingresso no curso e os orientou a aproveitarem a oportunidade de estudar em uma das melhores escolas de Medicina do país. “Nós oferecemos aos alunos diversas possibilidades de pesquisa e extensão. Esse é o nosso diferencial e vocês devem aproveitar isso o máximo possível”, destacou.

Foi em busca desse diferencial e confiança no ensino da Instituição que Alexia Santos, 19 anos, optou pela UFMG. “Eu não tinha muita dúvida quando escolhi cursar Medicina aqui, porque essa é uma das melhores faculdades do país e estou muito feliz com as possibilidades que ela tem a oferecer”, contou.

Programação

thumb_IMG_6243_1024

Foto: Carol Morena

A recepção ainda apresentou aos alunos as entidades que farão parte de sua vida acadêmica como o Colegiado do curso e o Centro de Graduação (Cegrad). A professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia e coordenadora do Colegiado, Alamanda Kfoury, destacou o novo currículo voltado aos centros de prática da Atenção Primária e ao ensino de urgência e emergência, cujo objetivo é vincular o ensino à prática médica nas atividades do dia a dia dos estudantes.

Já a assessora da Escuta Acadêmica do Cegrad, Maria das Graças Ribeiro, discorreu sobre a oferta de apoio psicológico aos alunos. “Nós procuramos acolher os alunos e resolver os problemas que são levados até nós da melhor maneira possível”, explicou.

As atividades para os calouros de Medicina seguem até o final da semana. Confira a programação.

 

    Contador de visitas: 1.208 visualizações

    Veja também: