Notícias Externas

Faculdade integra programação da Semana de Saúde Mental da UFMG


Publicado em: AgendaExternas - 15 de maio de 2017

Começa nesta segunda-feira, dia 15 de maio, a 5ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG (http://bit.ly/2r8thy0), que nesta edição tem o tema A liberdade é terapêutica. O evento segue até sexta-feira, dia 19 de maio, com debates, oficinas, exposições e atividades artístico-culturais, distribuído por diferentes espaços da Universidade, como o auditório, o mezanino e o gramado da Reitoria, a Praça de Serviços, a Faculdade de Medicina e a Escola de Arquitetura.

Clique para ampliar.

MedCine
Em edição especial, que integra a programação da 5ª Semana, o projeto MedCine exibe o filme “Heleno”, do diretor José Henrique Fonseca, na quarta-feira, 17, às 18h, na sala 62, térreo da Faculdade de Medicina da UFMG. O filme narra a história do antigo jogador do Botafogo e da Seleção Brasileira de Futebol nos anos 40, Heleno de Freitas, que faleceu em um hospital psiquiátrico de Barbacena, diagnosticado com uma manifestação tardia de sífilis.

A sessão será seguida de comentários de Kênia Silva Moreira, mestre em Política e Serviços de Saúde Mental da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

“Cidade dos loucos”
O Centro de Memória da Faculdade de Medicina (Cememor) também integra a programação do evento. A exposição “Cidade dos loucos” viagem ao inferno: uma tragédia silenciosa” exibe no Corredor da Memória, no térreo da Faculdade, uma coletânea de fotos sobre o Hospital Colônia de Barbacena, que chegou a ser o maior hospício do Brasil. A exposição ficará aberta para visitação de 15 a 19 de maio.

Ouvir e acolher
Claudia Mayorga, pró-reitora adjunta de Extensão, destaca o papel institucional da Universidade em face das questões relativas à saúde mental de sua comunidade. “Não é função da Universidade fazer atendimentos, mas é fundamental que ela acolha as pessoas que necessitam de apoio e se articule com as políticas públicas de saúde mental do município e do estado”, diz. “É importante investir em ações que colaborem no fortalecimento de uma universidade acolhedora, flexível, inclusiva e solidária”, defende Claudia.

Algumas atividades da 5ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG poderão ser aproveitadas pelos alunos de graduação como “atividade complementar” para a integralização de créditos acadêmicos. O estudante interessado em receber o certificado deverá se inscrever nas atividades pela internet e assinar as respectivas listas de presença.

A Semana é promovida anualmente pela Rede Saúde Mental UFMG, composta por grupos, laboratórios e núcleos de extensão, ensino e pesquisa em saúde mental, além de setores de serviços com interface com a saúde e parceiros externos. A Rede Saúde Mental integra a Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Leia também: Semana oferece programação artístico-cultural vasta e gratuita
Semana de Saúde Mental: MedCine exibe filme sobre Heleno de Freitas
Liberdade como terapia é tema de Semana de Saúde Mental da UFMG

 

Redação: com Cedecom/UFMG

    Contador de visitas: 296 visualizações

    Veja também: