Notícias Internas

Faculdade inicia obras para instalação da usina de energia fotovoltaica


Publicado em: GestãoInternas - 18 de setembro de 2017

Telhas de amianto do 4º andar do prédio estão sendo trocadas por telhas metálicas. Foto: Carol Morena.

A Faculdade de Medicina da UFMG iniciou, na última semana, a primeira etapa das obras para a implementação do projeto de eficiência energética da unidade.

De acordo com o engenheiro da Fundep, Denílson Antônio de Paula, as telhas de amianto do 4º andar do prédio estão sendo trocadas por telhas metálicas. A usina fotovoltaica será apoiada nestas telhas mais resistentes e ficará no quarto andar da Faculdade, escolhido pela posição e inclinação que captam maior incidência solar.

Medição de energia

Entre os dias 18 e 22 de setembro, está prevista a medição de linha de base, uma medição do consumo de energia do prédio. Depois que as substituições de lâmpadas forem feitas, será feita uma comparação do consumo de energia.

De acordo com o gerente de convênios da Faculdade de Medicina, Cleverson Pena, os medidores serão instalados em pontos estratégicos e não afetará as atividades da unidade.

Projeto de eficiência energética

A Faculdade de Medicina da UFMG começa a implementar um projeto de eficiência energética, seguindo seus dois projetos vencedores da chamada pública da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a qual financiará ações que visam redução de consumo de energia elétrica.

A Instituição inscreveu dois projetos e os dois venceram a chamada pública de 2016. Um será para o próprio prédio da Faculdade, com a substituição completa de todas as lâmpadas (4.136 unidades) por do tipo led, que são mais econômicas. O outro projeto será para a Biblioteca J. Baeta Vianna, que além do retrofit das lâmpadas (substituição das 1.170 unidades por led), terá a instalação de uma usina fotovoltaica (painéis de energia solar).

Leia também: Faculdade começa a executar plano de eficiência energética

    Contador de visitas: 317 visualizações

    Veja também: