Faculdade inaugura novos espaços físicos

Publicado em: AgendaExternas - 9 de Fevereiro de 2018

Na terça-feira, dia 20 de fevereiro, às 11h, a Faculdade de Medicina da UFMG irá inaugurar as obras de ampliação do 4º andar da Unidade e a reforma dos laboratórios do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad).

A inauguração contará com a presença do reitor e da vice-reitora da UFMG, Jaime Ramirez e Sandra Goulart; do diretor e vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Tarcizo Nunes e Humberto Alves; e do diretor do Nupad, José Nelio Januario.

A ampliação do 4º andar, que tem uma área total de 1.109m², tem duas finalidades. A primeira é a de salas de treinamento, com a construção de um auditório para 160 pessoas, três salas para 20 pessoas e outra sala para 45 pessoas. A segunda finalidade é para laboratórios do Nupad, que inclui a criação de uma câmera fria, de 41m², para armazenamento de kits da triagem neonatal. A obra conta, ainda, com uma copa e quatro banheiros, sendo que dois deles são adaptados para portadores de deficiência.

De acordo com a arquiteta da Faculdade de Medicina da UFMG, Eneida Ferreira Ricardo, o projeto foi executado respeitando todas as normas reguladoras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os recursos para as obras vieram do Fundo Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde. Para o diretor da Faculdade de Medicina, Tarcizo Nunes, as obras de expansão são de grande importância para a Unidade. “Com essas ampliações, a Faculdade vai cumprir o seu papel de prestar assistência à população, já que os testes de triagem neonatal de todo o estado são realizados aqui”, comenta.

Já o Laboratório de Triagem Neonatal, o Laboratório de Triagem Pré-Natal (Toxoplasmose) e o Laboratório de Genética e Biologia Molecular, todos do Nupad, ficaram mais modernos com as reformas. Segundo o diretor do Nupad, José Nelio Januario, as reformas trazem mais conforto e segurança para os técnicos do local. “Além disso, a Faculdade conta com um laboratório de elevada incorporação tecnológica e que possibilita uma otimização do tempo de análise”, explica.