Film İzle | karımı gördünüz mü izle
Faculdade inaugura laboratório interdisciplinar – Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Equipe do novo Laboratório Interdisciplinar de Investigação Médica. Foto: Karla Scarmigliat.

Com objetivo de compreender os mecanismos do surgimento das doenças e levar conhecimentos básicos à Clínica Médica, foi oficialmente inaugurado na tarde dessa quinta-feira, 4 de julho, o Laboratório Interdisciplinar de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da UFMG. Em funcionamento na sala 281 do edifício Oscar Versiani, sede da Unidade, o laboratório desenvolve algumas linhas principais de pesquisa, como psicoimunoneurologia, nefrologia pediátrica e imunofarmacologia.

O professor do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), Mauro Martins Teixeira, um dos coordenadores do laboratório, explica que a ideia de criação do espaço ganhou corpo há pouco mais de um ano, mas só pode ser efetivada com o apoio da Diretoria e de outros departamentos da Faculdade.

O professor Mauro Teixeira, do ICB, ao lado do diretor Francisco Penna e do vice-diretor, Tarcizo Nunes, durante a inauguração. Foto: Karla Scarmigliat.

Além de Teixeira, a equipe multidisciplinar que coordena as atividades do laboratório é composta pelos professores da Faculdade de Medicina da UFMG, Antônio Lúcio Teixeira Júnior, do Departamento de Clínica Médica, Arthur Kummer, do Departamento de Saúde Mental, Ana Cristina Simões e Silva, do Departamento de Pediatria e Cristiano Xavier Lima, do Departamento de Cirurgia. Também fazem parte da equipe alunos de pós-doutorado, pós-graduação e iniciação científica.

O novo laboratório foi montado com toda a infraestrutura necessária para desenvolver as pesquisas e possui plataformas para a de detecção de proteínas por Elisa (do inglês Enzyme-linked immunosorbent assay), que permite a detecção de anticorpos específicos, e a de cultivo celular de linhagens e células primárias humanas.

Para o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, professor Francisco Pena, o laboratório, assim como outros da Unidade, irá contribuir com novos conhecimentos para a medicina. “Com equipe completa e composta por grandes pesquisadores, o novo laboratório só trará crescimento ainda maior à Faculdade”.

(Atualizada em 9/7/2013, às 7h40)

    Contador de visitas: 471 visualizações

    Veja também: