Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Faculdade de Medicina sedia o 3º Simpósio de Oncologia e Hematologia da UFMG


Publicado em: AgendaExternas - 27 de julho de 2016

REDES_SOCIAIS_3_SIMPOSIO_ONCOLOGIANo próximo mês de agosto, a Faculdade de Medicina vai sediar o 3º Simpósio de Oncologia e Hematologia da UFMG com o objetivo de ampliar a conscientização da comunidade sobre o câncer e atualizar o conhecimento sobre doenças oncológicas e hematológicas. O evento, que acontece entre os dias 22 e 24 de agosto, das 17h às 22h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, contará com palestras e mesas-redondas com especialistas renomados na área, além de apresentações de temas orientados pelos alunos. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas no site da Fundep, até o dia 17 de agosto.

O câncer, apesar de um expressivo conjunto de causas e da alta mortalidade, ainda apresenta uma abordagem limitada no ensino de saúde, como destacou a professora do Departamento de Pediatria da Faculdade, Maria Aparecida Martins. “A abordagem dessa doença ainda é escassa nos currículos da área da saúde, sendo que no curso médico da UFMG é ofertado em uma disciplina optativa”, conta a professora, que também é uma das coordenadoras do evento.

Entre os diversos temas de destaque do evento estão os mitos e as verdades sobre a pílula do câncer; os principais fatores de risco, em especial o tabagismo; os cuidados paliativos em oncologia e as técnicas de tratamento; além de discussões sobre os principais tipos de câncer, como os de mama, próstata, pulmão e pele.

Nesta edição, o simpósio busca se envolver ainda mais com a comunidade externa. Em uma das mesas do evento, serão apresentadas instituições de apoio aos pacientes oncológicos e seus familiares. Além disso, em parceria com o Hemominas, haverá uma campanha com a criação de listas com nomes de potenciais doadores de sangue e de medula óssea.

O 3º Simpósio de Oncologia e Hematologia da UFMG é uma promoção dos projetos de extensão Registro Hospitalar de Câncer: uma estratégia na atenção oncológica e a Liga Acadêmica de Oncologia e Hematologia (Laoh);  Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina; e o Setor de Registro Hospitalar de Câncer (RHC) do Hospital das Clínicas da UFMG.

    Contador de visitas: 906 visualizações

    Veja também: