Nescon recebe visita do presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref) de Minas Gerais, Claudio Boschi. Foto: Carol Morena

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG recebeu, na última segunda-feira, dia 10, a visita do presidente do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região de Minas Gerais (Cref 6/MG), professor Claudio Boschi. No encontro, com a diretoria da Faculdade e do Núcleo, foram discutidas questões referentes à continuação do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família, voltado aos profissionais de Educação Física. Ofertado pelo Nescon, o curso é composto por aulas a distância e tem como objetivo oferecer conteúdo para turmas específicas da área.

A importância da Educação Física para a promoção da saúde também foi uma das questões apontadas. “Quando fizemos Medicina há 40 anos falávamos de tratar de doenças, depois veio a fase de prevenção e agora estamos na de promoção de saúde. Acredito que a Educação Física se encaixa perfeitamente nessa nova fase”, afirmou o diretor da Faculdade, Tarcizo Afonso Nunes.

O professor Claudio Boschi declarou que a parceria do Cref 6/MG com a Faculdade de Medicina da UFMG, mais especificamente com o Nescon, tem objetivo principal de capacitar os profissionais de Educação Física, com uma competência acadêmica científica. “Tem tido um efeito bastante acentuado, visto que já estamos com mais de 150 profissionais de Educação Física especialistas em Saúde da Família”, argumentou.

Professor Claudio Boschi. Foto: Carol Morena

Em continuidade, ele evidenciou como a parceria é benéfica à comunidade, aos profissionais e à Universidade. “Para a comunidade é porque passarão a ser atendidos por um profissional com um conhecimento especial, que em um curso de graduação de 3.200 horas não tem espaço”, pontuou. “É o mesmo raciocínio para o aluno, só que com um acréscimo. Ele não vai ter um conhecimento superficial sobre saúde, mas sim um conhecimento específico sobre Saúde da Família. E, quanto a Universidade, é a prova clara de que a integração ou a multidisciplinaridade pode ser feita na área da saúde”, completou.

Cursos de Estratégia Saúde da Família

Podem participar do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família bacharéis em Educação Física.  Já o Curso de Aperfeiçoamento Estratégia Saúde da Família é ofertado para licenciados e bacharéis. Em julho, iniciam-se novas turmas e as inscrições estão com previsão de início em maio. As informações, como o local de inscrições, estarão disponíveis no site do Nescon.

O projeto tem reconhecimento internacional. No último ano, dez trabalhos de alunos da Especialização, foram selecionados para serem expostos no “XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa”. A Conferência que aconteceu na cidade de Porto, em Portugal, contou com a presença do professor Edison Corrêa, que destacou a relevância do programa. “Nós fizemos uma apresentação pública e foi com muito bem sucedida. Foi internacional, já que era um Congresso para países de língua portuguesa e, além dos portugueses e brasileiros, também contou com a presença de angolanos e moçambicanos”, explicou.

    Contador de visitas: 337 visualizações

    Veja também: