Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Faculdade de Medicina inaugura obras de ampliação


Publicado em: ExternasNotícias - 20 de Fevereiro de 2018

Estiveram presentes na inauguração das obras de ampliação, autoridades, professores e funcionários da Faculdade. Foto: Carol Prado.

A Faculdade de Medicina da UFMG realizou nesta terça-feira, 20 de fevereiro, a inauguração das obras de ampliação do 4º andar da Unidade e a reforma dos laboratórios do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad). Estiveram presentes no evento autoridades, professores e funcionários da Faculdade.

Durante a inauguração, o diretor da Faculdade de Medicina, Tarcizo Nunes, lembrou que a Unidade conta com mais de 2.400 alunos, 360 professores e 120 técnicos administrativos em educação e, por isso, a importância de fazer ampliações para manter as atividades. “Estamos muito felizes por inaugurar todas essas obras hoje, que possamos crescer cada vez mais”, destacou. O projeto de ampliação do 4º andar teve início em 2012.

O diretor do Nupad, Jose Nelio Januario, contou que o núcleo foi criado em 1993 e, atualmente, realiza mais de 1,6 milhão de testes laboratoriais anualmente. Dentre as vantagens dos novos espaços, Jose Nelio destacou o aumento da capacidade operacional dos laboratórios, redução dos custos operacionais e a aproximação entre o Nupad e a Faculdade. “O que nós queremos é uma maior aproximação, particularmente, com a pós-graduação, para utilizar a nossa estrutura de genética e biologia molecular para atividades acadêmicas”, explicou.

“É importante ressaltar que nós temos condições de dar muita colaboração para a saúde pública, especialmente, na realização de exames de alta complexidade em genética”, completou Jose Nelio.

O reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramirez, que encerra a gestão neste ano, lembrou a parceria entre a Universidade e a Faculdade de Medicina para a realização de obras e falou do quanto a UFMG ainda pode crescer. “É a dupla face de uma moeda.Uma representa aquilo que já foi alcançado, o quanto se avançou. A outra, do que ainda é desafio e tem que se fazer. A Universidade sempre vai avançar, melhorar um pouco, sempre irá contribuir para a sociedade, como referência”, afirmou.

Logo após o descerramento da placa de inauguração, os convidados conheceram as novas instalações do 4º andar da Faculdade de Medicina da UFMG e os laboratórios do Nupad, localizados no 5º andar da unidade.

Também estiveram presentes na inauguração a vice-reitora da UFMG, Sandra Almeida; o vice-diretor da Faculdade de Medicina, Humberto Alves, o Presidente da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), Alfredo Gontijo; o Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Miranda de Magalhães Júnior; o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais; Lisandro Carvalho de Almeida Lima; e a coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte; Maria Cecília Borges Ladeira.


As obras

A ampliação do 4º andar, que tem uma área total de 1.109m², tem duas finalidades. A primeira é a de salas de treinamento, com a construção de um auditório para 160 pessoas, três salas para 20 pessoas e outra sala para 45 pessoas. A segunda finalidade é para laboratórios do Nupad, que inclui a criação de uma câmera fria, de 41m², para armazenamento de kits da triagem neonatal. A obra conta, ainda, com uma copa e quatro banheiros, sendo que dois deles são adaptados para portadores de deficiência.

Já o Laboratório de Triagem Neonatal, o Laboratório de Triagem Pré-Natal (Toxoplasmose) e o Laboratório de Genética e Biologia Molecular, todos do Nupad, ficaram mais modernos com as reformas.

De acordo com a arquiteta da Faculdade de Medicina da UFMG, Eneida Ferreira Ricardo, o projeto foi executado respeitando todas as normas reguladoras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os recursos para as obras vieram do Fundo Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde.

 

Confira as fotos:
Fotos – Carol Prado

    Contador de visitas: 147 visualizações

    Veja também: