Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Foto: Carol Morena

Foto: Carol Morena

O ano de 2017 começou quente em Belo Horizonte, com a sensação térmica chegando a 36ºC logo no primeiro dia do ano. Com o aumento das temperaturas, a utilização de equipamentos elétricos como refrigeradores, ares-condicionados e ventiladores tendem a crescer. Porém, a Superintendência Administrativa da Faculdade de Medicina da UFMG alerta que o mau uso desses equipamentos pode gerar um aumento no consumo e desperdício de energia.

Em 2015, a Faculdade iniciou a Campanha Mude Hoje, que incentiva as pessoas a compartilharem suas iniciativas para a racionalização do uso de água e energia em seus locais de trabalho. Desde então, a redução no consumo de energia apresentou resultados positivos.

Entretanto, segundo a Superintendência Administrativa, neste início de ano, o calor, o mau uso dos equipamentos e o desperdício da energia vêm causando um superaquecimento nas chaves e cabos dos quadros de energia da subestação da Faculdade. Por isto, a colaboração de todos é importante para evitar que isto volte a acontecer.

O setor alerta ainda que, como ocorreu há alguns anos, caso o mau uso da energia continue, a primeira opção para economizar será o desligamento dos aparelhos de ar condicionado utilizados para conforto.

Algumas ações individuais e coletivas, que em conjunto com muitas outras, também podem fazer a diferença e colaborar para que o racionamento não seja adotado na Faculdade neste verão, veja abaixo:

– Ao utilizar o ar-condicionado, as portas e janelas devem estar fechadas para garantir o resfriamento do ar local.

– Evite acender lâmpadas durante o dia, deixe as cortinas abertas e utilize a luz natural abundante no verão.

– Desligue o ventilador e o ar-condicionado ao fim do expediente.

– Use o termostato do ar-condicionado para regular a temperatura e evitar a sobrecarga do aparelho.

– Mantenha o ar-condicionado sempre desligado quando você estiver fora do ambiente por muito tempo.

– Ao sair da sala de aula, apagar as luzes, desligar o ventilador e os aparelhos de multimídia.

    Contador de visitas: 307 visualizações

    Veja também: