Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Exposição Super-heróis de Verdade será realizada no Minas Tênis Clube


Publicado em: AgendaExternas - 11 de janeiro de 2018

O Minas Tênis Clube, por meio do Programa Minas Tênis Solidário e do ObservaPed – Eixo Qualidade de Vida e Diagnóstico Precoce do Câncer na Infância e Adolescência da Faculdade de Medicina da UFMG, realizará, de janeiro a abril, a exposição fotográfica itinerante 2018 Super-heróis de Verdade, que reúne pôsteres de 17 crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, vestidos como super-heróis.  A mostra estará no Café Cultural / Centro Cultural Minas Tênis Clube, de  13 de janeiro a 28 de fevereiro; no Hall da Arena Urbano Brochado Santiago / CTJK – Minas I, de 5 a 31 março; e na Praça de Esportes do Minas II, de  1º a 30 de abril 2018.  A abertura será no dia 13 (sábado), às 15h, com a participação das crianças, de artistas e de dirigentes do Minas e de outros clubes.

O ensaio fotográfico e a exposição integram o Projeto SuperAção, idealizado e desenvolvido por profissionais voluntários e membros da comunidade da Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas da UFMG, como a médica e professora Karla Rodrigues. Considerado o impacto do diagnóstico e do tratamento do câncer, o projeto SuperAção tem como objetivos principais contribuir para a melhoria da qualidade de vida e humanização do tratamento e sensibilizar a comunidade em geral para a luta contra o câncer infantojuvenil”, explica Karla Rodrigues.

Segundo ela, estudos têm mostrado que a saúde mental é um aspecto do cuidado com as crianças e de suas famílias, que precisa ser trabalhado de forma multiprofissional e que é tão importante quanto o protocolo quimioterápico utilizado. “Atividades lúdicas melhoram a interação entre família e equipe e aumentam a adesão ao tratamento, como a aceitação da realização de procedimentos médicos, a coleta de exames, as medicações, as consultas agendadas e a redução do abandono do tratamento. É sabido que a baixa adesão ao tratamento pode resultar em menor sobrevida da criança”, ressalta a especialista.

“O Minas abraçou essa causa por entender que tem responsabilidade social de apoiar ações de impacto positivo para a comunidade. É o caso da exposição fotográfica que coloca em evidência um tema de extrema relevância, como o câncer infantojuvenil, que, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de um a 19 anos. Além disso, a exposição incentiva a sociedade a solidarizar com os pacientes e valorizá-los como verdadeiros super-heróis na luta contra a doença e também com seus familiares e toda equipe interdisciplinar envolvida no tratamento”, enfatiza a odontopediatra Denise Lobão, uma das coordenadoras do Programa Minas Tênis Solidário e esposa do presidente do Clube, Ricardo Vieira Santiago.

Anualmente, o Serviço de Oncologia e Hematologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG recebe aproximadamente 120 casos novos de câncer, na faixa etária até 18 anos. O serviço conta com 22 leitos de enfermaria, dez leitos no CTI pediátrico e atendimento de 300 consultas/mês.

Os tipos de câncer mais comuns na infância e adolescência são as leucemias agudas, principalmente a LLA (leucemia linfoide aguda), seguidas pelos tumores do sistema nervoso central (cérebro).

Programe-se

Super-heróis de Verdade – exposição fotográfica itinerante 2018

Abertura: 13 de janeiro/2018 – 15h – Café Cultural / Centro Cultural Minas Tênis Clube
. 13/1 a 28/2 – Café Cultural / Centro Cultural Minas Tênis Clube (Rua da Bahia, 2244 – Lourdes. 5º andar – CF5)Aberto ao público em geral. Entrada franca.

. 5 a 31/3 – Hall da Arena Urbano Brochado Santiago / CTJK – Minas I (Rua da Bahia, 2.244, Lourdes). Aberto ao público em geral. Entrada franca.

. 1º a 30/4 – Praça de Esportes Minas II (Avenida Bandeirantes, 2.323, Mangabeiras). Restrito a sócios do Clube.

Realização: Programa Minas Tênis Solidário / ObservaPed – Eixo Qualidade de Vida e Diagnóstico Precoce do Câncer na Infância e Adolescência” – Faculdade Medicina – UFMG.

Com Assessoria de Comunicação do Minas Tênis Clube. 

Leia também:

Crianças com câncer participam de ensaio fotográfico fantasiadas de super-heróis

Exposição Super-Heróis de Verdade começa na próxima quarta-feira

    Contador de visitas: 612 visualizações

    Veja também: