Acesso interno

Exposição revela aspectos escondidos nas embalagens de alimentos ultraprocessados

Faculdade de Medicina receberá a exposição no dia 20, na rotatória, e dia 21 no hall de entrada


    14 de novembro de 2019 - , , , , ,


    Arte com fundo preto e letras brancas com o texto: "Você sabe o que come?", "Visite a exposição fotográfica o joio no rótulo e descubra o que os rótulos dos alimentos não mostram pra você", 18 a 21 de novembro, campus Saúde da UFMG.

    Letras miúdas ou escondidas, ingredientes misteriosos, tabelas de informação nutricional confusas: entender o que está nas embalagens de alimentos ultraprocessados é uma tarefa difícil. Mas quem passar pelo campus Saúde, incluindo a Escola de Enfermagem, a Faculdade de Medicina e o Restaurante Universitário, entre os dias 18 e 21 de novembro, poderá conferir a exposição fotográfica “O Joio no Rótulo”. Ela evidenciará a quantidade de açúcar em vários alimentos e alguns aspectos dos produtos mais vendidos no país que não ficam claros no rótulo.

    “A partir de fotos de alta qualidade, expõe o que um produto é, de verdade, sem o marketing que o envolve. Organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde e a Organização Panamericana de Saúde reconhecem o rótulo como uma ferramenta útil para orientar os consumidores nas melhores escolhas alimentares e, consequentemente, contribuir para conter o crescimento de doenças relacionadas à alimentação não saudável”, explica a professora da Escola de Enfermagem, Milene Pessoa.

    A exposição é organizada pelo projeto brasileiro de jornalismo “O Joio e o Trigo”, que investiga exclusivamente a alimentação e suas implicações políticas, em parceria com o Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG.


    (Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG)