Film İzle | ufak tefek cinayetler son bölüm izle
Exposição fotográfica conta história de “Mulheres Cabulosas” – Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Exposição fotográfica conta história de “Mulheres Cabulosas”


Publicado em: AgendaExternas - 8 de novembro de 2017

Foto: Carol Morena

O Centro de Memória (Cememor) da Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com o Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB), promove a exposição “As Mulheres Cabulosas da História”, até 10 de novembro. O projeto foi adaptado com base no livro produzido pelo Levante Popular da Juventude e será exposto no hall e no Corredor da Memória, térreo da Faculdade de Medicina.

A exposição faz uma releitura fotográfica de 100 mulheres com importante papel social, feminista ou científico, mas que acabaram invisibilizadas pelo machismo presente no registro histórico. As releituras foram interpretadas pelas mulheres integrantes do Levante.

“Tanto na política quanto nos grandes feitos, nossa referência é masculina. Existem problemas de visibilidade da mulher na história. Nós precisávamos criar referências femininas, mostrar que elas existem”, explica Luciana Prado, integrante do movimento e uma das percussoras do projeto.

Entre as mulheres representadas estão Isis Dias de Oliveira, militante durante a ditadura militar brasileira; Anne Frank, judia que resistiu por dois anos em esconderijo antes de ser descoberta e enviada para campo de concentração; e Dorothy Johnson Vaughan, matemática e pesquisadora da NASA nos anos 1940.

Para saber mais sobre o projeto, acesse www.facebook.com/mulherescabulosasdahistoria/.

O livro está em processo de financiamento coletivo. As doações podem ser feitas pelo link até o dia 25 de novembro.  Saiba mais: www.catarse.me/mulherescabulosasdahistoria.

    Contador de visitas: 373 visualizações

    Veja também: