Notícias Externas

Exame que avalia a produção da voz é tema de palestra


Publicado em: 2º Congresso de FonoExternasNotícias - 20 de maio de 2016

A avaliação funcional da laringe e da voz foi assunto desta noite no 2º Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Foram apresentadas as vantagens de um exame que possibilita a gravação dos diversos ciclos vibratórios das pregas vocais, estruturas localizadas na laringe responsáveis pela produção da voz. Seu nome é videolaringoscopia de alta velocidade, procedimento capaz de capturar até 4 mil imagens por segundo, sendo, portanto, mais eficaz do que a estroboscopia.

IMG_8957

Vantagens da videolaringoscopia foram apresentadas pelo professor Marco Aurélio Santos. Foto: Carol Morena

A videolaringoscopia permite entender com mais propriedade o funcionamento das pregas vocais e estudar problemas que prejudicam sua vibração, como nódulos e disfunções. “A videolaringoscopia é, em geral, mais conclusiva do que outros procedimentos e consegue apresentar resultados em pacientes com disfonia”, afirmou o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas, Marco Aurélio Santos.

“Pode ser usada para avaliar o ciclo glótico e acompanhar o tratamento com fonoterapia”, completou. Apesar dos avanços oferecidos por esse exame, o palestrante ainda ressaltou que existem algumas limitações, relacionadas, especialmente, ao custo do aparelho.

2º Congresso de Fonoaudiologia

O 2º Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG, que acontece entre os dias 19 e 21 de maio, tem como tema central “Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento profissional”. Ao todo reúne mais de 400 participantes, formados por fonoaudiólogos, estudantes e profissionais da área da saúde. A programação completa e outras informações estão disponíveis em www.medicina.ufmg.br/congressofono.

    Contador de visitas: 501 visualizações

    Veja também: