Notícias Externas

Ex-alunos de destaque recebem Medalha de Honra UFMG


Publicado em: ExternasNotícias - 29 de setembro de 2016

medalha-foto-Foca-Lisboa

Imagem: Foca Lisboa

Um grupo de 15 ex-alunos vai receber, nesta segunda-feira, 3, a Medalha de Honra UFMG. Entre os agraciados com a distinção, que neste ano chega à sétima edição, estão o cartunista Ziraldo, graduado pela Faculdade de Direito em 1957, o técnico de voleibol Antonio Marcos Lerbach, o músico e gestor cultural Rogério Bianchi Brasil, a presidente do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia Antunes Rocha e a pesquisadora Rita de Cássia Guimarães Mesquita.

A homenagem é parte das comemorações dos 90 anos da Instituição, iniciadas no último dia 8. Organizada pelo programa Sempre UFMG, a solenidade será realizada a partir das 19h, no auditório da Reitoria, campus Pampulha.

Desde o ano 2000, quando foi criada, a Medalha de Honra UFMG foi outorgada a 123 ex-alunos, nove delas na forma de homenagens póstumas, como as que foram conferidas aos poetas Carlos Drummond de Andrade e Emílio Guimarães Moura – este graduado em Direito e aquele em Farmácia – ao presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e ao escritor João Guimarães Rosa, ambos graduados em Medicina. Além disso, em 2008, houve distinção especial a 11 alunos mortos em decorrência de sua luta contra o regime militar.

A outorga do título se dá por indicação das unidades acadêmicas originárias de cada homenageado, além de indicações especiais da Reitoria. Professores, pesquisadores e funcionários vinculados à Instituição não podem receber a comenda, já que não se trata de homenagem de cunho acadêmico.

Confira a lista dos agraciados neste ano.

 

Com Centro de Comunicação da UFMG.

    Contador de visitas: 975 visualizações

    Veja também: