Até domingo, 10, é possível confirmar a participação em evento que será realizado na próxima segunda-feira, 11, em sequência às discussões preparatórias da 4ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social.

Aberto ao público, o debate Saúde mental dos estudantes reunirá representantes de entidades e integrantes da comunidade universitária, no auditório da Reitoria, das 9h às 12h. Inscrições devem ser confirmadas pelo e-mail saudemental@ufmg.br.

“A ideia é chamar para a discussão todas as pessoas que lidam com esse tema”, comenta a professora Maria Stella Brandão Goulart, que preside a Comissão Institucional de Saúde Mental da UFMG (Cisme) e a comissão científica da 4ª Semana.

Ela explica que, assim como no primeiro encontro preparatório, em 14 de março, e no terceiro, previsto para 2 de maio, a intenção é levantar e discutir as principais questões relativas à área, já que é missão da Cisme construir agenda e delinear diretrizes para a política de saúde mental da UFMG, cuja formulação terá início no dia 20 de maio, na conclusão da 4ª Semana.

O evento preparatório é promovido em parceria entre a Cisme e as pró-reitorias de Extensão, de Assuntos Estudantis, de Graduação e de Recursos Humanos.

Política
De 16 a 20 de maio, nos campi Pampulha e Saúde e na Faculdade de Direito, será discutido o tema Por uma vida menos solitária. “A Universidade inteira, principalmente as pessoas que vivem o sofrimento mental, precisa saber que estamos trabalhando para construir essa política, de forma a poder colaborar”, afirmou Stella Goulart no 1º Conversatório.

Para que a comunidade acadêmica possa participar ativamente da construção dessa política, foi criado o endereço de e-mail saudemental@ufmg.br. Por meio dele, qualquer integrante da comunidade pode fazer comentários e sugestões à comissão.

Professora do Departamento de Psicologia, Maria Stella Goulart explica que a semana, promovida anualmente, é pautada na temática da saúde mental com foco na reforma psiquiátrica e no SUS, visando fomentar discussão e mobilização de diversas instituições envolvidas e atores sociais relevantes que têm-se articulado na afirmação da atual política de saúde mental brasileira, que preconiza o tratamento em liberdade e a promoção de saúde.

“A Semana de Saúde Mental tem o intuito de celebrar e divulgar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio”, ressalta a professora, lembrando que nessa data movimentos sociais e a rede de atenção à saúde mental promovem o intercâmbio de informações acerca de políticas públicas.

Comissão realiza plenária de preparação para a 4ª Semana de Saúde Mental

Comunidade acadêmica debate diretrizes para semana de saúde mental

Instalada comissão encarregada de formular política de saúde mental da UFMG

Com Centro de Comunicação da UFMG.