Notícias Internas

Evento na Farmácia vai orientar sobre cuidados com a saúde


Publicado em: AgendaInternas - 19 de outubro de 2017

Profissionais farão palestras e atendimentos individualizados no próximo sábado

Avaliação de manchas na pele, micose de unha e queda de cabelo, aferição de pressão arterial e de glicemia estão entre as atividades que a Faculdade de Farmácia da UFMG vai oferecer, gratuitamente, no próximo sábado, dia 21, das 9h às 17h, no evento Fafar Saúde.

A programação inclui palestras com profissionais das áreas de farmácia, nutrição, medicina e educação física. De acordo com a professora Simone Fernandes, coordenadora do Centro de Extensão da Faculdade (Cenex), a intenção é oferecer, sobretudo ao público externo, oportunidade de cuidar da saúde e tirar dúvidas relacionadas a temas como uso adequado de medicamentos, nutrição e diabetes, doação de sangue, doenças do colo uterino e leitura de rótulos de alimentos.

A programação é gratuita, mas, para assistir às palestras, é necessário fazer inscrição prévia, pois as vagas são limitadas à capacidade das salas. A professora Simone Fernandes orienta que os interessados em tirar dúvidas sobre diagnósticos e uso de medicamentos devem levar resultados de exames e nomes dos medicamentos que utilizam.

Atendimento personalizado
Das 9h às 14h30, serão realizadas quatro palestras e, em seguida, atividades de alongamento. Das 15h às 17h, após passarem por triagem, os participantes serão encaminhados a consultórios para atendimento personalizado por equipe multiprofissional. “Contaremos com alunos de pós-graduação da UFMG que são farmacêuticos e nutricionistas, docentes e alunos de graduação e outros profissionais”, relata a coordenadora.

Programação
9h- Palestra Nutrição e diabetes – novos desafios: a nutricionista Alessandra Lovato (UFMG) vai responder a dúvidas como: O que é diabetes? Por que não posso comer açúcar? Alimentos salgados são à vontade?

9h40 – Mitos…. e mitos sobre medicamentos e produtos para emagrecimento: viva a lei do menor esforço! : o professor Márcio de Matos Coelho (UFMG) abordará os principais produtos e medicamentos indicados para promoção de emagrecimento, falta de demonstração de eficácia e segurança da maioria desses produtos e estratégias mais adequadas para o controle da obesidade.

10h20 – Como entender o rótulo dos alimentos: a nutricionista Maria Emília Rabelo Andrade (UFMG) dará explicações sobre as informações dos rótulos, diferenças entre diet e light e como identificar alimentos ricos em sódio, gorduras e açúcares.

11h – Palestra Mitos e verdades sobre o uso de medicamentos: Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (Ceaf): a intenção da atividade é desmitificar conceitos sobre o uso de medicamentos e reforçar práticas seguras para utilização desses produtos.

11h40 – Palestra Doação de sangue Hemominas: o biomédico Adão Rogério Silva (UFMG) falará sobre critérios para doar sangue.

13h30 – Palestra Pé diabético: a enfermeira Maria Eugenia Hitchon vai discorrer sobre cuidados com os pés de diabéticos

14h10 – Palestra Exercício físico e saúde: muitas razões para se mover: professor Samuel Penna Wanner (UFMG)

14h30h às 14h45h: prática de alongamento

15h às 17h: visita aos estandes e consultórios

Triagem: aferição de pressão arterial e glicemia

Consultórios de cuidado farmacêutico: avaliação do consumo cotidiano e orientação para o uso adequado de medicamentos

Consultórios de avaliação nutricional e orientações nutricionais: aferição de peso e estatura (cálculo de IMC) e da circunferência abdominal

Consultório de doenças do colo uterino: tira-dúvidas sobre o exame preventivo papanicolau, HPV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e explicações sobre diagnóstico, formas de tratamento e acompanhamento.

Consultório de doenças da pele: avaliação de manchas na pele, pintas, descamação, micose de unha e queda de cabelo.

Redação: Cedecom/UFMG

    Contador de visitas: 110 visualizações

    Veja também: