Acesso interno

Evento debate possibilidades da pessoa com esquizofrenia


20 de maio de 2019


Nos dias 23 e 24 de maio, o Núcleo de Pesquisa em Vulnerabilidade e Saúde (Naves) da Faculdade de Medicina da UFMG promove debates e palestras sobre a esquizofrenia. O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Os dois dias de programação começam às 19h e serão na própria Instituição.

Segundo o médico psiquiatra, colaborador do Núcleo e um dos organizadores do evento, Thiago Rodrigo, o objetivo é conscientizar a população de que quando os pacientes têm o tratamento adequado, podem ter uma vida normal. “É importante lutar pelos direitos, por um tratamento melhor e falar sobre o papel de uma equipe multiprofissional. Isso permite que a pessoa possa trabalhar, estudar e viver normalmente”, acrescenta.

Programação

No primeiro dia do evento, 23 de maio, acontece o debate sobre o programa “A Liga”, da TV Band, sobre esquizofrenia. Após a exibição, especialistas discutem a forma como a condição é abordada na mídia e esclarecem as principais dúvidas. “A mídia tem poder de ajudar na luta contra o estigma, que é um dos fatores que mais atrapalha o tratamento”, comenta Thiago. Nesse dia, o evento será na sala 22 da Faculdade de Medicina da UFMG.

Para a programação do segundo dia, 24 de maio, há as palestras baseadas nas principais dúvidas e dificuldades sobre a doença. Segundo o organizador, Thiago, essas questões foram levantadas junto aos familiares e pacientes para o planejamento do evento. “Algumas das questões mais comuns eram a inserção no mercado de trabalho, a relação com a dependência química e o estigma social”, conta. Nesse dia, o evento acontece na sala 463 da Faculdade.

Mais informações: 3409-9786