Film İzle | karımı gördünüz mü izle
Estudantes pesquisam Telessaúde – Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Estudantes pesquisam Telessaúde


Publicado em: Notícias - 29 de junho de 2007

litel1.jpgQuinta-feira, sete da noite. Um grupo de estudantes discute animadamente no oitavo andar da Faculdade de Medicina. O tema deles não é exatamente saúde, mas tecnologia. São os participantes da Liga de Telessaúde da UFMG (Litel), que se reúne semanalmente para discutir bibliografia especializada e desenvolver aplicações práticas.

A Litel funciona como um braço acadêmico do Centro de Tecnologia em Saúde (CETES) e foi lançada oficialmente em novembro de 2006. “Somos responsáveis pela cobertura de eventos por videoconferência, pela edição e disponibilização das imagens”,  explica o presidente, João Neves de Medeiros. O total de cobertura já é superior a 80 horas.

A tecnologia utilizada pela Liga para desenvolvimento de seus projetos conta com aparelhos de videoconferência, captura e edição de áudio e vídeo, streaming e programação. As aplicações diretas desses equipamentos abrangem transmissão de eventos ao vivo por videoconferência e/ou streaming, elaboração de vídeos para compartilhamento web-via streaming, desenvolvimento de plataforma de ensino à distância e desenvolvimento de sistemas de segunda opinião.

Atualmente, os estudantes da Liga participam de nove projetos: Teletoxicologia, Teleoftalmologia, Telecardiologia, Teleurgência, Cobertura de Eventos, Projeto Interdisciplinar, Catálogo de Manequins, Vídeo Tutorial e Aula dos Notáveis.

Parcerias
A Liga conta com parceiros próximos que auxiliam na execução de projetos, como a Secretaria Municipal de Saúde, Hospital das Clínicas (HC) – UFMG e Instituto do Milênio. Além disso, mantém contato com estudantes e professores de outras faculdades, como  a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Barbacena.

Organização
A estrutura interna da Liga conta com diretor-presidente, diretor vice-presidente, diretor secretário, diretor tesoureiro, diretor científico, diretor de Comunicação e diretor de Infra-Estrutura. Existem membros fundadores, efetivos, colaboradores e supervisores. O coordenador é o professor Humberto José Alves (Departamento de Morfologia da UFMG). Os supervisores são os professores Cláudio de Souza (Coordenador do CETES-UFMG), Alaneir de Fátima Santos (coordenadora do Nutel-UFMG) e Maria do Carmo Barros de Melo (coordenadora do LabSim-UFMG). A orientação é de Renata Trad Campos e Simone Ferreira dos Santos, da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Leia mais:

Site da Liga de Telessaúde

Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina
Redação: Luiza Corradi – Estudante de Medicina
(31)3248-9651, divulga@medicina.ufmg.br

    Contador de visitas: 1.188 visualizações

    Veja também: