Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Estudantes e professores recebem novos alunos de Medicina


Publicado em: ExternasNotícias - 31 de julho de 2017

Os membros do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB), dos estudantes de Medicina da UFMG receberam os calouros do curso com café da manhã hoje, 31 de julho de 2017, na Faculdade.

Foto: Carol Morena

A caloura Thais Cristina Felisberto Alves Pereira, que já havia tentando ingressar no curso anteriormente, contou que a sua maior expectativa agora é sobre as oportunidades e a estrutura da Faculdade. “A Faculdade Medicina da UFMG é bem ranqueada e tem uma estrutura muito boa, inclusive estando no campus Saúde, com o Hospital das Clínicas. Quero poder contar com a possibilidade de ter recursos para trabalhar na área de pesquisa”, compartilha a estudante.

Ela admite ter um longo caminho pela frente, mas ressalta que desde agora já está ciente das responsabilidades que acredita ter como futura médica. “Estou em uma universidade pública e, por isso, quero ser uma profissional que acredita e defende o Sistema Único de Saúde (SUS)”, declarou.

Já a africana Sara Melanie Lima Delgado contou que seu interesse pela área surgiu quando assistiu a aulas ministradas por um tio nos Estados Unidos. “Depois disso, estudei um ano na Itália e prestei vestibular lá, mas não passei. Decidi me candidatar ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), e fui aceita para estudar na UFMG”, explicou. Sara afirmou que o seu maior objetivo como profissional da saúde é ser tornar uma médica humanitária. “Pretendo participar do programa Médicos Sem Fronteiras. Medicina não é por dinheiro, é pelas pessoas. Principalmente pelas mais necessitadas”, acredita a estudante.

Programação
Após o café da manhã, os estudantes assistiram a apresentações da gestão do DAAB e do professor do Departamento de Medicina Social e Preventiva e coordenador do Internato em Saúde Coletiva da Faculdade, Geraldo Cury.

O professor falou sobre a estrutura do curso, o Internato e Saúde Coletiva, e a importância do SUS para a assistência médica, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, e controle de vetores.

A recepção dos novos alunos de Medicina continua até sexta-feira, 4 de agosto.
Confira a programação.

Leia também:
Faculdade recebe novos alunos de graduação a partir desta segunda
Calouros serão convidados a assumir cidadania e papel transformador
 

    Contador de visitas: 429 visualizações

    Veja também: