Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

Estudantes e funcionários participam de debate sobre cultura na UFMG


Publicado em: InternasNotícias - 11 de junho de 2015

Imagem 028O campus Saúde recebeu ontem, 10 de junho, o Fórum UFMG de Cultura. Durante a audiência pública foram discutidos os projetos culturais já existentes e novas propostas para a política de cultura da universidade.

Segundo Fernando Antonio Mencarelli, diretor adjunto da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC), o objetivo do Fórum é reunir elementos para definição de princípios, diretrizes, processos, instâncias e mecanismos de uma política cultural para a Universidade. “É sempre importante lembrar que a cultura faz parte da formação do estudante e, nessa audiência, queremos ouvir as necessidades da comunidade universitária com relação às políticas de cultura”, afirmou.

Representantes da Associação dos Técnicos e Administrativos Aposentados do Campus Saúde (Afamed) e do Diretório Acadêmico Alfredo Balena, do curso de Medicina, falaram sobre os projetos culturais desenvolvidos na Faculdade de Medicina da UFMG e da importância deles serem reconhecidos e apoiados. Alunos da Faculdade de Direito da UFMG também compareceram à audiência. Uma das sugestões apresentadas foi aumentar a diversidade dos programas culturais nas unidades da UFMG localizadas no bairro Centro: Medicina, Direito e Arquitetura.

Leda Maria Martins, titular da DAC, falou sobre o projeto “Muitas Culturas nos Campi” e afirmou que ele será uma prioridade para a DAC no próximo semestre. “O projeto propõe a criação de uma programação gratuita, diversificada e de qualidade, a ser apresentada em circuito cultural em diversas unidades da UFMG”, declarou. Ela explicou que o projeto “Quinta Cultural”, realizado no campus Saúde, está dentro da programação cultural do “Muitas Culturas nos Campi”.

No dia 23 de junho acontecerá uma reunião entre representantes da DAC, da Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina, do DAAB, do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito e da Afamed para continuar o debate do Fórum. Um dos pontos a ser discutido é como os espaços das Unidades podem ser utilizados pelos projetos culturais da Faculdade.

Fernando, que é professor da Escola de Belas Artes, reforçou que o objeto é ampliar a discussão e que as ideias também podem ser enviadas através de formulários no site da DAC. Além do campus Saúde, o Fórum também promoveu dois encontros no campus Pampulha. O conteúdo dos encontros e as sugestões reunidas anteriormente serão consolidadas e apresentadas em documento à Reitoria.

    Contador de visitas: 256 visualizações

    Veja também: