Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Estudantes da saúde devem fazer Enade em 2013


Publicado em: Graduação - 20 de junho de 2013

Alunos de graduação da área de saúde – incluindo os do curso superior de Tecnologia em Radiologia – e os de agronomia e zootecnia que tenham expectativa de conclusão do curso no final de 2013 ou até julho de 2014 devem participar da edição deste ano do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Leia portaria aqui.

“A UFMG fará as inscrições na primeira quinzena de agosto. Até lá, os alunos devem atualizar suas informações junto aos colegiados”, alerta o professor Paulo Modenesi, vice-diretor de Avaliação Institucional. Ele destaca que a atualização de dados cadastrais – como endereço, código de endereçamento postal e eventuais alterações no nome – é muito importante para a correto processo de inscrição dos concluintes.

Componente curricular obrigatório para os cursos de graduação, o Enade é item indispensável para a colação de grau. “A prova do Enade é tão importante quanto uma disciplina curricular obrigatória, ou seja, sem ela os estudantes desses cursos estarão impedidos de colar grau no final deste ano, bem como no primeiro semestre de 2014”, esclarece a professora Maria do Carmo Lacerda Peixoto, diretora de Avaliação Institucional da UFMG.

A Diretoria de Avaliação Institucional enfatiza que é do interesse não só da instituição, mas, também, do aluno participar do Enade. Disso depende não só sua colação de grau, como, também, o resultado do seu desempenho no exame terá impacto sobre o conceito do seu curso e sobre o modo como será recebido no mercado de trabalho.

Cronograma

Os estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso no final de 2013 ou até julho de 2014 devem ficar atentos às seguintes datas:

– Até início de julho: atualização de dados nos colegiados;

– Na segunda quinzena de agosto: visitar o site do Inep (www.inep.gov.br) para conferir se sua inscrição foi efetivada;

– Entre 22 de outubro e 24 de novembro, responder questionário online condição para obter a informação sobre seu local de prova.

Desempenho

O Enade avalia o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Os resultados dos ingressantes, obtidos no Enem, também fazem parte do cálculo dos resultados dos cursos. Esses resultados em conjunto com outras informações são utilizados pelo MEC para elaborar os indicadores de qualidade das instituições de ensino superior e de seus cursos, que são o Índice Geral de Cursos (IGC) para a instituição e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), para o curso.

Aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2004 e que, além da avaliação estudantil, também contempla a avaliação de cursos e instituições.

A professora Maria do Carmo Lacerda Peixoto alerta: participar do Enade é do interesse do estudante, pois embora não resulte em anotação no seu histórico escolar, ele contribui para a nota do curso e da instituição de origem com base no resultado da prova. Como lembra o próprio site do exame, “ter diploma de um curso bem conceituado significa maior aceitação no mercado de trabalho e mais oportunidade de construir carreira de sucesso”.

A professora comenta que o bom desempenho dos estudantes de um curso no Enade demonstra a qualidade desse curso, “o que é importante tanto para a instituição de ensino, quanto para o aluno e para seus colegas de curso”. Em caso de desempenho insatisfatório de um curso nas avaliações leva o MEC a determinar desde medidas de enfoque corretivo dos problemas até abertura de processo administrativo para aplicação de penalidades.

(Centro de Comunicação da UFMG)

    Contador de visitas: 432 visualizações

    Veja também: