Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Estudante da Faculdade de Medicina é premiado na SBNeC 2014


Publicado em: EstudantisExternas - 2 de outubro de 2014

O aluno do 6º período do curso de Medicina da UFMG, Kevin Augusto Farias de Alvarenga, foi premiado em segundo lugar na categoria Jovem Neurocientista da 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) , que aconteceu entre os dias 10 e 13 de setembro, em Búzios, Rio de Janeiro.

Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Kevin trabalhou com um peixe experimental, o zebrafish, visando avaliar alterações intestinais causadas por medicamentos antipsicóticos. “O objetivo da pesquisa é desenvolver um modelo prático para identificar propriedades de alguns antipsicóticos que tem efeitos colaterais”, explica o estudante.

Em sua pesquisa, ele demonstrou que o antipsicótico clozapina reduz o número de contrações intestinais nas larvas dos peixes. “De forma interessante, esses resultados validam o que é observado na clínica, em que o uso de clozapina frequentemente leva a quadros graves de constipação intestinal”, explica o professor do departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG e orientador do estudante no Laboratório de Neurociências da instituição, Marco Aurélio Romano-Silva.

O professor Marco ressalta que, mesmo que preliminares, os resultados despertaram o interesse em investigar qual o mecanismo pelo qual a clozapina induz tal efeito. “Além disso, o modelo poderá ser útil para o desenvolvimento de novos fármacos e o teste destes antes que sejam usados em humanos”, conclui.

Kevin começou a desenvolver o estudo há cerca de 8 meses. “É muito bom ser reconhecido, e agora quero concluir a pesquisa e publicá-la”, conta.

    Contador de visitas: 573 visualizações

    Veja também: