Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Esteroides anabolizantes: conheça principais efeitos colaterais


Publicado em: ExternasRádio - 29 de maio de 2017

Saúde com Ciência apresenta série especial dedicada aos esteroides anabolizantes e destaca seus possíveis efeitos adversos no organismo

Os esteroides anabolizantes são substâncias fabricadas para agirem no organismo baseadas na atuação do hormônio testosterona, produzido endogenamente pelos testículos. Usados clinicamente para o tratamento de indivíduos que não produzem quantidades suficientes do hormônio, eles favorecem o crescimento dos músculos e o desenvolvimento de características sexuais masculinas como pêlos, barba e voz grossa.

Além do seu potencial anabólico, que pode proporcionar melhoras na prática esportiva e motiva atletas a fazer uso desse tipo de substância, seu potencial estético tem feito com que seu uso venha se espalhando cada vez mais entre os não atletas, principalmente entre os jovens, que buscam um corpo forte e desenvolvido. Mas o que boa parte dessas pessoas desconhece ou ignora são os diversos efeitos colaterais associados ao uso contínuo dessas substâncias.

É o que aponta a endocrinologista e professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Beatriz Santana. “As mulheres tendem a ter calvície, piora da pele, mudança no timbre da voz, ganho muscular e mudanças na esfera sexual, como alteração menstrual e probabilidade de infertilidade definitiva. Os homens também tendem a ter uma piora na pele com o surgimento de espinhas, calvície, além de possíveis alterações hepáticas e intoxicação”, afirma.

Impotência sexual, infertilidade e ginecomastia, que é o aumento do volume das mamas nos homens, também são efeitos adversos responsáveis, inclusive, pela desistência do uso de esteroides entre pessoas do sexo masculino. De acordo com Beatriz, a ingestão externa de testosterona inibe a produção de hormônios que estimulam o testículo. A ação desses hormônios é importante para a manutenção da atividade sexual em relação à potência, fertilidade e tamanho peniano.

Foto: Carol Morena

Consequências comportamentais e dependência

Dentre os efeitos colaterais acarretados pelo uso dos esteroides anabolizantes, talvez os mais desconhecidos sejam as alterações comportamentais. Beatriz Santana diz que os efeitos psiquiátricos mais importantes estão relacionados à irritabilidade e agressividade. Além disso, impulsividade, perda de memória e redução das capacidades cognitivas devem ser levadas em conta para que se evite o uso dessas substâncias.

O uso contínuo dos esteroides e a consequente diminuição dos níveis de testosterona endógena também favorecem uma possível dependência das substâncias, como indica a professora: “Não existe uma dependência física, medicamentosa, e sim uma dependência evolucional. Após o uso dos esteroides, o indivíduo entra em estágio de hipogonadismo, pode piorar do ponto de vista físico, tende a apresentar fraqueza, cansaço e ganho de peso”.

“Poucas pessoas conseguem sustentar esse momento de dificuldade devido à baixa hormonal, para depois se recuperar”, acrescenta Beatriz. A dependência pode ser percebida no indivíduo que, mesmo após sofrer as consequências pelo uso dos esteroides anabolizantes, continua a fazer uso dessas substâncias.

Sobre o programa de rádio

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h.

O programa também é veiculado em outras 185 emissoras de rádio, distribuídas por todas as macrorregiões de Minas Gerais e nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Massachusetts, nos Estados Unidos.

Redação: Marcos Paulo Rodrigues | Edição: Lucas Rodrigues

    Contador de visitas: 1.216 visualizações

    Veja também: