Estação Ecológica abre inscrições para caminhadas


Publicado em: Notícias - 29 de dezembro de 2009

Começam na próxima segunda-feira, dia 4 de janeiro, as inscrições para o Projeto Caminhadas de Verão, na Estação Ecológica da UFMG, campus Pampulha. O objetivo é oferecer aos belo-horizontinos mais uma opção de lazer contemplativo, práticas esportivas e atividades relacionadas à educação ambiental.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones 3409-2296 e 3409-2299. São 90 vagas por dia, sendo 45 no período da manhã e 45 no período da tarde. Outras informações podem ser obtidas pelo site ou pelo e-mail eeco@reitoria.ufmg.br.

O projeto consiste em caminhadas pelas trilhas da Estação Ecológica da UFMG, no campus Pampulha, orientadas por monitores universitários. Durante as caminhadas serão abordados temas relacionados aos biomas Cerrado e Mata Atlântica, conservação ambiental, ocupação urbana, aquecimento global e educação ambiental. Além disso, o visitante conhecerá algumas pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área, como gestão de águas pluviais e funcionamento de uma estação meteorológica.

A Estação possui, em sua área de 114 hectares, cerca de 150 espécies de aves, entre as quais, saíras, sanhaçus, tucanos e gaviões, vários mamíferos, como saguis, capivaras e pacas, além de grande variedade de insetos como borboletas, bichos-pau, joaninhas e cigarras. A área tem também mais de 500 espécies de vegetais, entre os quais se destacam árvores como cedro, mutamba, copaíba, ipê e sapucaia.

O projeto Caminhadas de Verão tem o apoio da Pré-Reitoria de Extensão da UFMG e conta com as parcerias das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação.

Redação: Cedecom

    Contador de visitas: 415 visualizações

    Veja também: