Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

Espetáculos teatrais movimentam a quinta e sexta-feira na UFMG


Publicado em: AgendaInternas - 25 de outubro de 2017

A Companhia da Bobagem se apresenta na UFMG nessa quinta e sexta-feira, dias 26 e 27 de outubro, com os espetáculos “A2” e “Turning Point”. As apresentações acontecem na Praça de Serviços e no auditório da Reitoria, respectivamente, por meio do projeto DAC Muitas Culturas nos campi. Ambas são gratuitas e abertas para o público externo.

Na quinta-feira, às 17h30, o projeto Ao Cair da Tarde exibe “A2”, um encontro entre dois palhaços a partir da temática do amor e todas as suas possibilidades. O público presente na Praça de Serviços poderá conhecer a historia de Zuleico e Florisa. Curiosos, eles vão ampliar o ponto de vista dos encontros amorosos que, por vezes, se tornam loucos, inocentes e imprevisíveis. As duas figuras cômicas interagem com o público, mostrando suas excentricidades e habilidades através do jogo em dupla, da improvisação, do momento presente, do ridículo, da música e de elementos espetaculares.

Na sexta-feira, às 12h30, o auditório da Reitoria da UFMG será palco para a peça “Turning Point”. O projeto busca refletir sobre a desvalorização das relações humanas na sociedade através da exploração do ambiente de trabalho e suas situações ligadas ao poder e à empresa. Assim, a desumanização e a dificuldade de comunicação são colocadas em evidência, apesar das evoluções tecnológicas. Tudo isso é potencializado pelo olhar clownesco cuja interação com o público contribui para atingir o ponto de transformação, o que chamamos de “turning point“.

Cia da Bobagem
Fundada em São Paulo, no ano de 2007, a Cia é uma entidade de estudo e apresentação de peças e números teatrais e clownescos. Voltadas para o crescimento artístico e humano, exploram a experimentação de diversas linguagens que se inter-relacionam, como a arte do palhaço, o jogo de máscara, o teatro de rua e a música. Seu trabalho é constantemente aprimorado em residências artísticas e oficinas no Brasil e na Europa, com reconhecidos profissionais das artes cênicas. Por outro lado, o grupo tem apresentado seu trabalho em palcos e festivais do Brasil e do exterior, notadamente na França, Bélgica, Itália e Portugal, sempre com positiva recepção crítica e de público.

DAC – Muitas Culturas nos Campi
O programa Muitas Culturas nos Campi tem como objetivo principal promover a
articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais da universidade. Por meio de diferentes linguagens artísticas (como teatro, dança, música, poesia, performances e intervenções), a comunidade acadêmica se aproxima dos artistas e grupos diversos, dentre eles os provenientes dos segmentos historicamente excluídos.

Seis projetos do programa, no Circuito Cultural da UFMG, estarão em atividade no mês de setembro: Quarta Doze e Trinta, Ao Cair da Tarde, Quinta Cultural, Baixo Centro En(Cena), Multiverso e Perspectiva. Os dois primeiros acontecem no campus Pampulha; os demais, respectivamente, no campus Saúde, Centro Cultural UFMG, Espaço do Conhecimento UFMG e Conservatório UFMG. Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade externa. A programação completa está disponível em ufmg.br/cultura.

Mais informações: 3409 4152.
Redação: com Cedecom/UFMG e Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural da UFMG

    Contador de visitas: 51 visualizações

    Veja também: