Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Especialização do Nescon ultrapassa quatro mil trabalhos concluídos


Publicado em: ExternasNotícias - 5 de dezembro de 2017

O curso de especialização Estratégia em Saúde da Família (CEGCSF) do Nescon, que completa nove anos em 2017, comemorou a marca de mais de quatro mil trabalhos de conclusão de curso (TCC), apresentados pelo projeto em diversas regiões do país. Isto dá uma média superior a 400 TCCs anuais.

Segundo Matilde Cadete, coordenadora da equipe de TCC do Nescon, o objetivo do curso é, principalmente, formar profissionais para trabalhar em áreas remotas e periféricas do país. “Um dos grandes ganhos desses trabalhos para a comunidade é o fato dos profissionais estarem inseridos em localidades que antes nem sequer haviam recebido médicos”, completa.

Um dos diferenciais do CEGCSF é a elaboração do TCC, que deve consistir em um projeto de resolução, ou seja, uma proposta de intervenção para a área onde o médico pós-graduando atua.

Estratégia em Saúde da Família
O CEGCSF é uma pós-graduação cujo objetivo é especializar profissionais para o desenvolvimento da Estratégia Saúde da Família nos serviços que compõem a Rede de Atenção à Saúde e em programas do Sistema Único de Saúde (SUS). Ministrado a distância, o curso segue as normas da Capes e os estudantes devem comparecer a uma aula presencial mensal. Os médicos fazem a especialização simultaneamente ao atendimento a população em suas áreas de atuação.

A especialização, ofertada desde 2008, é realizada em Minas Gerais, Alagoas e Acre, e atendeu ao programa de valorização à atenção básica e hoje atende profissionais do Programa Mais Médicos.

Mais informações na página do curso de especialização Estratégia em Saúde da Família

    Contador de visitas: 134 visualizações

    Veja também: