Notícias Internas

Espaço do Conhecimento ilumina Praça da Liberdade de azul


Publicado em: AgendaInternas - 25 de setembro de 2017

Intervenção acontece na Fachada Digital na próxima terça, 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo

Os campos de concentração nazistas fizeram muitas vítimas, entre elas, os surdos. Muitos foram capturados pelo regime alemão e mortos devido à deficiência auditiva. Para serem identificados, tinham uma faixa azul fixada em seus braços. Quase 90 anos após a ditadura de Hitler, a cor representa a luta dos surdos, que conquistaram representatividade social e seguem buscando mais acessibilidade. O Espaço do Conhecimento UFMG participa do movimento e, amanhã, dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, ilumina a Praça da Liberdade de azul.

O Setembro Azul foi definido como o mês do surdo por ser repleto de datas significativas para a comunidade. O dia 26 de setembro foi instituído como Dia Nacional do Surdo por lei em 2008. Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil, o atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos, no Rio de Janeiro.

Além da intervenção na Fachada Digital, durante todo o mês, o Espaço exibe gratuitamente a sessão Astronomia Indígena com Libras aos sábados, às 19h, e aos domingos, às 13h. A projeção aborda a interpretação tupi-guarani dos fenômenos celestes com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para participar, é preciso retirar senha na recepção. O número de espectadores está condicionado à lotação do Planetário, que é de 65 pessoas.

Espaço do Conhecimento
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários.

Mais informações: 3409 8350.

Redação: com Cedecom/UFMG e Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

    Contador de visitas: 224 visualizações

    Veja também: